15.8 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 7 abril, 2020 - 02:48
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Vacina contra a gripe: novas doses já terminaram

 

No Derlizão houve a formação de filas. Foto: Alexandre Pindeco

 

A chegada de novas doses da vacina contra a gripe, em Cachoeira do Sul, provocou correria e formação de filas nesta quinta-feira (26) junto aos dois postos disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica, que foram o Ginásio Derlizão, no centro, e o salão da paróquia da Igreja São José, na zona norte. Apesar da distribuição de senhas para atendimento, em alguns momentos houve a formação de aglomeração. No Derlizão, por exemplo, até as arquibancadas foram tomadas pelos idosos.

Na São José, as doses terminaram antes das 11h da manhã e, no Derlizão, a vacinação foi até o início da tarde. Não foi revelada a quantidade de doses, mas em Cachoeira do Sul a meta é vacinar 14.246 idosos, o púbico alvo até o dia 16 de abril. A previsão da chegada de de novo lote de vacinas é para o começo de abril.

A campanha começou na segunda-feira (23) em todas as unidades sanitárias – menos a do Alto do Amorim -, mas na terça-feira (24) não havia mais doses a serem aplicadas.

Calendário da campanha

– Até 16 de abril deverão ser vacinados os idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina. Depois será a vez dos professores, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

– A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anosa 59 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência.