15.8 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 7 abril, 2020 - 04:14
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Cachoeira cria plano de contingência contra Coronavírus

Foto: Reprodução/OC

A confirmação do primeiro caso de Coronavírus (COVID-19) no país acentuou a atenção das unidades municipais de Saúde contra a propagação. O secretário municipal Roger Gomes da Rosa revela que Cachoeira do Sul já tem seu plano de contingência. “Estamos em constante comunicação com a Secretaria do Estado e com a 8ª Coordenadoria. Inclusive já temos um plano de contingência caso houver algum caso na região”, salienta o responsável pela pasta.

Rosa ainda orienta a população sobre os procedimentos contra o COVID-19. “Importante salientar que os sintomas são parecidos com os da gripe. O Coronavírus só pode ser cogitado se tiver ocorrido contato nos últimos 14 dias com um caso suspeito em algum dos países com casos confirmados”, explica. “Não existe ainda hipótese, por enquanto, de algum paciente em Cachoeira do Sul. Até o momento, nenhum caso suspeito foi registrado na região. Vamos esperar que siga assim”, finaliza.

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas. Nenhum caso é do Rio Grande do Sul.

A doença apresenta sintomas variados. Os mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Ainda de acordo com a OMS, esses sintomas são normalmente leves.

Já os sintomas em casos mais graves são síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. Pacientes que já tenham outras doenças, principalmente cardiovasculares, têm mais probabilidade de ter a versão mais crítica da COVID-19.

Quais são os cuidados?

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos