22.9 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 20 fevereiro, 2020 - 11:25
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • POLÍCIA
  • Patrulhas Comunitárias com saldo positivo no combate à criminalidade

Patrulhas Comunitárias com saldo positivo no combate à criminalidade

 

 

Patrulhas constantemente estão em contato com as comunidades. Fotos: BM

 

As Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s), que fazem parte do Plano Tático de Segurança Pública do Comando Regional do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), apresentam saldo positivo. Um balanço divulgado nesta terça-feira (28) destaca que houve considerável diminuição de ocorrências e também mais aproximação dos policiais militares com as comunidades do interior.

Com relação ao abigeato, por exemplo, houve uma diminuição de 45,65% no período de 2016 a 2019. Para se ter uma ideia, em 2016, as ocorrências de abigeato totalizavam 668 e em 2019, foram 363. Na avaliação do Comando Regional, os comparativos mostram que as patrulhas comunitárias proporcionam um qualificado atendimento à população do campo.

Entre as atividades dos policiais que atuam nas patrulhas, estão visitas a escolas, residências e estabelecimentos com o objetivo de ter um mapeamento da propriedades para casos de ocorrências e informações, que venham contribuir para a manutenção do equilíbrio e harmonia social.

Neste ano de 2020, já foram realizadas quase 500 visitas comerciais e residenciais, pautadas na resolução preventiva de problemas e integração com a comunidade para identificar, priorizar e solucionar questões que afetem a tranquilidade.

INTEGRAÇÃO

Segundo o comandante regional, coronel Valmir José dos Reis, o trabalho é centrado na prevenção criminal. Deve haver integração e aproximação entre as forças de segurança e a comunidade. “A partir de então as estratégias de atuação do policiamento comunitário serão certamente mais eficientes, pois haverá a identificação dos problemas locais a serem prevenidos com ações proativas, em atendimento às prioridades construídas conjuntamente, na busca dos resultados esperados”, salientou.

Vantagens do policiamento comunitário realizado pelas Patrulhas Comunitárias do Interior:

  • Age preventivamente para evitar que os delitos aconteçam. Para isso é essencial serem identificados os locais, horários, pessoas ou circunstâncias propícias à ocorrência delituosa;
  • Aumenta a segurança e a motivação dos policiais e dos membros da comunidade no enfretamento da criminalidade;
  • Integra a polícia e a comunidade na definição de prioridades em relação à prevenção criminal e permite a adequação da atuação da polícia às necessidades da comunidade;
  • Permite a melhor administração e resolução de conflitos e problemas na sua origem;
  • É voltado à prevenção criminal, e não apenas para o atendimento de ocorrências e investigação criminal.
  • Promove a integração dos esforços da polícia e da comunidade na tentativa de eliminar as causas da violência.

•       Estabelece um clima de confiança no seio da comunidade, e inibe a ação da delinquência