22.9 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 20 fevereiro, 2020 - 10:53
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Paraíso do Sul decreta situação de emergência com R$ 20 milhões de prejuízos

Foto: Ass. Com.

O prefeito em exercício, Paulinho Altermann, assinou o Decreto nº 013/2020, que qeclara em situação anormal caracterizada como Situação de Emergência, área do município de Paraíso do Sul, atingido por estiagem. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (20).

Foi realizado um levantamento dos prejuízos nas culturas oriundas da falta de chuvas, especialmente nas lavouras de arroz, soja de várzea e soja em coxilha, tabaco, milho; na pecuária, com morte de animais e redução da produtividade de vacas de leite; na produção de cana de açúcar, feijão, e olericulturas.

Os índices pluviométricos dos últimos meses foram inferiores às medidas dos últimos anos, para os meses de novembro e dezembro de 2019, considerando a deficiência hídrica do interior do município, havendo falta de água para o consumo humano em aproximadamente vinte famílias das localidades de Capão Grande, Linha Paraguassú e Linha Travessão, verificando-se também pouca água em córregos e demais cursos d’água.

Conforme Laudo Técnico para comprovação de perdas emitido pela EMATER/RS-ASCAR, as perdas alcançam de R$ 19.843.763,17 no município.