27.2 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 18 fevereiro, 2020 - 09:36
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Maria Fumaça faz a alegria dos cachoeirenses

Carlos, morador do Bairro Bom Retiro, levou a família para saudar a Maria Fumaça. Fotos: Cacau MoraesAlegria de crianças e adultos, muitas fotos e lembranças em apenas 20 minutos de parada em Cachoeira do Sul. Assim foi marcada a passagem da Maria Fumaça pela cidade na tarde deste domingo (1º).

A previsão de chegada era, às 14h, mas a composição chegou às 14h50min e se despediu, às 15h10min. A locomotiva iluminada e com a presença do Papai Noel foi uma atração. As famílias enfrentaram o sol e o calor para saudar o Projeto Natal nos Trilhos, que contempla passagem de trens iluminados e espetáculos artísticos em cincos estados brasileiros. A iniciativa foi da empresa Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Os cachoeirenses lotaram a antiga estação férrea, que hoje abriga uma empresa de reciclagem, para esperar a Maria Fumaça. A família de Carlos Roberto Rodrigues, do Bairro Bom Retiro, foi uma delas. A composição que apresentou vagões de carga e de passageiros onde o destaque foi o vagão dormitório chamou atenção. Foi um exemplo de resgate a um transporte que ainda está na cabeça dos cachoeirenses, como do servidor público, Carlos Alberto Silveira, moradora do Beco dos Trilhos, justamente onde passava na década de 70 a rede férrea que cortava a cidade.

SAUDAÇÃO

A chegada a Cachoeira do Sul depois de passar por vários municípios como Santa Maria e Restinga foi saudada primeiramente nas proximidades da ponte sobre os trilhos, no Bairro Marina. A Maria Fumaça cumpriu seu roteiro com o tradicional apito na chegada e também na despedida. O acesso à antiga estação foi tomada por carros. Em alguns momentos o trânsito no local ficou congestionado. Foi uma tarde diferente. As crianças fizeram a festa com seus pais. Alguns optaram pelo acesso do Funcap para chegar nas proximidades dos trilhos. Tudo por ninguém podia perder a presença da Maria Fumaça Mallet 204 em Cachoeira do Sul.

A locomotiva em sua programação percorrerá 30 municípios gaúchos.  “É uma ação especial que simboliza o espírito de Natal e o resgate da memória ferroviária”, destaca Renata Ramalho, gerente executiva de Sustentabilidade Socioambiental da Rumo.

Histórica
Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 foi construída em 1950. Após 40 anos parada, a máquina foi restaurada pela ABPF para ser usada em eventos turísticos especiais. O roteiro da Maria Fumaça começou no dia 20 de novembro e se estenderá até o próximo dia 15.