26.4 C
Cachoeira do Sul
domingo, 17 novembro, 2019 - 15:52
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Dicas para “aquela” vaga temporária ser sua

Saiba o quê e como fazer para ser bem-sucedido 

A época das contratações para o final de ano já começou. O setor de comércio deve abrir 103 mil vagas temporárias em todo o Brasil até dezembro, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o número representa 44 mil novas oportunidades em comparação com o mesmo período do ano passado. A notícia é boa para quem busca recolocação ou o primeiro emprego. Para ter sucesso na busca, a professora do Senac Cachoeira do Sul Martiela Knappe dá dicas importantes. Confira: 

Veja a oportunidade como uma vaga efetiva e dedique-se a ela com o mesmo empenho. Para as empresas, é mais vantajoso manter um funcionário temporário no quadro do que realizar um novo processo seletivo e de contratação. E inscreva-se em vagas que tenham a ver com o seu perfil para evitar frustrações para empresa e colaborador.

– Mantenha seu currículo atualizado e com as informações que realmente são pertinentes. Um currículo bem feito, sucinto e objetivo conta muito para que você concorra à vaga temporária. Entenda que o currículo é a sua carta de apresentação. Você será avaliado até mesmo na hora da entrega do CV à empresa. Algumas organizações utilizam-se de site para cadastro de currículo, fique atento.

– Mesmo sendo importante, o currículo sozinho não garante vaga nenhuma, a entrevista de emprego é o teste final para que a empresa encontre profissionais que se enquadrem no perfil da organização. Ser versátil e dinâmico, trabalhar a proatividade e a capacidade de comunicação são quesitos fundamentais para que a contratação aconteça.

– Atente para a imagem pessoal e profissional. O número de interessados nas vagas normalmente é alto, e pequenos deslizes podem tirar você do páreo. Cabelos limpos e penteados, roupas adequadas e um vocabulário correto ajudam muito na primeira impressão.

Desenvolva liderança e capacidade de trabalhar em equipe. A vaga temporária oferece pouco tempo para você realmente mostrar “a que veio”, sendo assim, aproveite todas as oportunidades de fazer algo além do que lhe é pedido e demonstrar seu interesse em permanecer na empresa.

Não cometa erros bobos como faltas sem justificativa e atrasos constantes. A vaga temporária não é brincadeira e pode ser a porta de entrada para uma carreira sólida dentro da instituição.

Deixe claro que pretende continuar e crescer na empresa mesmo após o contrato temporário, seja por meio da efetivação ou de um novo processo seletivo.