19.3 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 14 novembro, 2019 - 07:26
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Represamento dos rios Taquari e Guaíba faz Rio Jacuí baixar lentamente

Represamento dos rios Taquari e Guaíba faz Rio Jacuí baixar lentamente

 

Cheia do Rio Jacuí alaga ruas e casas no Bairro Cristo Rei. Fotos: Cacau Moraes

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul baixa lentamente em função do represamento do Rio Taquari e do Guaíba e, por isto, não existe previsão de quando as 44 famílias atingidas pela enchente vão retornar para suas casas. Segundo a Defesa Civil do município, são 26 famílias desabrigadas e 18 desalojadas, totalizando 134 pessoas. As desabrigadas estão no pavilhão da Fenarroz, no Bairro Carvalho. Quem não está na Fenarroz foi deslocada para casa de parentes.

Na manhã desta quinta-feira (7), o Jacuí está em 23,45 metros, 5,45 metros acima da sua marca normal. Em média baixou só 5 cm de ontem (quarta-feira) para esta quinta, conforme medição realizada na Barragem Ponte do Fandango.

O represamento acontece em dois pontos: junto ao Rio Taquari que deságua em General Câmara e da elevação do nível do Guaíba, na grande Porto Alegre, principalmente, na região das ilhas onde há áreas alagadas.

Em Cachoeira do Sul, devido à cheia do Rio Jacuí, lavouras estão em baixo d’água e estradas estão interrompidas. Na região do São Lourenço, a várzea está alagada e, por isto, a balsa não está realizando a travessia do Rio Jacuí.