21.8 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 30 março, 2020 - 04:22
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Escola do HCB faz 50 anos formando profissionais de saúde

 

Escola chega aos 50 anos no prédio em que funcionou o hospital. Foto: Divulgação

 

A Escola de Educação Profissional de Saúde – Escola HCB –  do Hospital de Caridade e Beneficência, de Cachoeira do Sul, chega aos 50 anos no dia 19 deste mês. Neste cinquentenário, a instituição já formou 3.448 profissionais na área da saúde.

A diretora da Escola do HCB, Maíara de Oliveira Carvalho, disse que são 50 anos de tradição, sonhos e conquistas. “Dividimos com a comunidade cachoeirense esta alegria e fazemos parte da história de Cachoeira do Sul”, afirmou, acrescentando que hoje a Escola está instalada no local em que funcionou o primeiro hospital da cidade.

A Escola HCB possui 200 alunos. As atividades são diárias com aulas teóricas no educandário e estágios no Hospital de Caridade e Beneficência, na Secretaria de Saúde, nas unidades básicas de saúde e nas empresas. Também participam de eventos na comunidade como campanhas de vacinação, jornadas rotárias, atendimentos de primeiros socorros, verificação de pressão arterial, teste de glicose e palestras sobre temas de saúde na comunidade.

IMPORTANTE

Nos 50 anos a Escola já formou:

–  1.268 auxiliares de enfermagem. Este curso está extinto desde o ano de 1996;

– 1.409 técnicos em Enfermagem;

– 425 técnicos em Radiologia;

– 205 técnicos em Segurança do Trabalho;

– 32 técnicos em Administração em Saúde;

– 32 técnicos em Prótese Dentária;

– 35 auxiliares de Consultórios Dentários;

– 42 promovidos de auxiliares de Enfermagem para técnicos em Enfermagem.

Totalizando: 3.448 profissionais em saúde

Os cursos oferecidos pela Escola HCB:

– Técnico de Administração em Saúde

– Técnico de Radiologia

– Técnico de Enfermagem Pós-ensino Médio e Concomitante

– Auxiliar de Consultório Dentário

– Técnico de Higiene Dental

– Técnico de Prótese Dentária

– Técnico de Segurança do Trabalho

ATENÇÃO

Todos os cursos estão aprovados pelo Conselho estadual de Educação e tem o Código do INEP/MEC 43029493, bem como, o Cadastro Nacional de Cursos de educação Profissional de Nível Técnico – CNCT

O ANIVERSÁRIO

DIA 19

7h – Abertura da programação dos 50 anos da Escola HCB

– Apresentação Musical com Professor Everton Régis e acompanhamento.

Local: Rua Saldanha Marinho, 35 – Balcão da Escola

8h às 18h

– VIII Salão de Iniciação Científica

– Mostra das Profissões com exposição de materiais

– Orientação sobre saúde

– Teste de Glicose

– Verificação de pressão arterial.

– Aula na Rua com duração de 15 minutos, temas variados, como: primeiros socorros, exames de diagnóstico e Prevenção, entre outros.

Local: Rua Saldanha Marinho, 35 – em frente à Escola, espaço coberto.

18h30min

– Sessão de homenagens à Escola HCB, com a participação da Banda do 3º Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul

 20h – Encerramento

ATENÇÃO

A Escola HCB está localizada na Rua Saldanha, 35. Informações pelos telefones 51 3722 0760 e pelo 51 9 96119106 (whatsapp).

História da Escola HCB

A autorização para funcionamento foi concedida através da Portaria nº 20428 de 18/11/1969 e, em março de 1970, iniciaram as atividades da então “Escola de Auxiliares de Enfermagem”, reconhecida oficialmente pela SEC através da Portaria nº 32273/72.

Março de 1970 foi o marco inicial do desenvolvimento das atividades da Escola de Auxiliares de Enfermagem, idealizada e organizada pelo médico Dr. Eurico Nestor Wilhelm, seu primeiro diretor, com o apoio do provedor do Hospital de Caridade e Beneficência, Theobaldo Carlos Burmeister, do Dr. Edyr Lima e demais membros do Grande Conselho.

O funcionamento foi autorizado por meio da Portaria 20.428 de 18 de novembro de 1969. A escola começou com 11 alunos do Curso Auxiliar em Enfermagem. Ela foi criada para solucionar a falta de funcionários qualificados para o Hospital, pois na época só existia uma enfermeira com curso superior, conhecida como enfermeira padrão, a inesquecível Irmã Assunta Scherer, que foi a primeira professora enfermeira da Escola. Os demais profissionais que atuavam no HCB na época, eram Atendentes de Enfermagem.

O processo de reconhecimento foi avaliado pelas professoras Marisa Timm Sari, Laize H. Cunha e Selma Garcia de Oliveira, que faziam parte da Comissão Verificadora. O reconhecimento oficial da SEC se deu através da portaria nº 32273-72.  No início do ano de 1972, assumiu a direção da Escola, a Enfermeira Ignêz Kowacs, no lugar do diretor Dr. Eurico Nestor Wilhelm.

Em 1974 cessaram as atividades da antiga Escola de Auxiliares de Enfermagem de Cachoeira do Sul, mas foi  o funcionamento do Centro de Formação Especial de Enfermagem com dois cursos: Técnico em Enfermagem Concomitante ao 2º grau e Supletivo de Qualificação Profissional para a formação de Auxiliar de Enfermagem. A aula inaugural da escola foi proferida pela Irmã Noemi Lunardi, diretora da Faculdade Nossa Senhora Medianeira de Santa Maria.

Pelo Conselho Estadual de Educação, em 18 de abril de 1979, segundo portaria nº 07611 foi determinada a mudança de denominação da Escola devido a Resolução 111/74, que fixou normas para a designação dos estabelecimentos de Ensino de 1º e 2º graus, em face da Lei 5691/71, passando a chamar-se Centro Interescolar de 2º grau de Cachoeira do Sul. O reconhecimento foi através do Parecer nº 679/79.

Em 1988 assumiu a direção da Escola, a enfermeira Professora Clotildes Sarturi Moscarelli, atuando até fevereiro de 2007.

A partir de 2007, assume e permanece até a presente data na função de diretora a pedagoga Maiara de Oliveira Carvalho.

CURSOS

Em 11 de dezembro de 2002 foram aprovados três novos cursos na área da saúde pelo Conselho Estadual de Educação: Técnico em Administração em Saúde (parecer nº 1398/02), Técnico em Prótese Dentária (parecer nº 1397/02) e Técnico em Segurança do Trabalho (parecer 1396/02).

Em março de 2003 a escola possuía seis cursos em atividade com profissionais de diversas áreas no seu quadro docente com funcionários do Setor Administrativo, Enfermeiros, Nutricionista, Psicólogas, Fisioterapeuta, Tecnólogo, Físico Nuclear, Professor Especialista em Ciências do Movimento Humano, Dentista, Protéticos, Advogado, Orientadora Educacional, Técnicos em Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Técnico em Informática.

Em 2005 foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação o curso Técnico de Higiene Dental, amparado pelo parecer nº 444/05 do Conselho Estadual de Educação, e aprovado por unanimidade pela plenária de 13 de julho de 2005.

A partir de 2014, firmou convênio com o Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atendendo mais de 360 alunos.

Em 2017 aderiu ao FUNDACRED, sendo pioneira como Escola de Curso Técnico, em nível médio, ao oferecer o Crédito Educativo. O Crédito Educativo permite que o aluno pague apenas 50 % do valor da mensalidade durante o curso e o saldo restante após formado.