23.2 C
Cachoeira do Sul
sábado, 19 outubro, 2019 - 14:13
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Projeto prevê paisagismo para rótula da Cinco Esquinas

Foto: Ass. Com.

Em reunião na manhã desta quinta-feira (10), as equipes técnicas da Secretaria de Planejamento e de Meio Ambiente da Prefeitura apresentaram o projeto preliminar do paisagismo da rótula que será construída na interseção 5 Esquinas. Detalhes de acessibilidade e sinalização ainda não constam no desenho, mas as necessidade para a parte de iluminação já foram levantadas pelo setor responsável. Opções de palmeiras, flores e arbustos também constam no desenho, o que deixou a apresentação bastante colorida e moderna.

Foto: Reprodução

No desenho apresentado, as arquitetas Márcia Heck e Cristine Coelho explicaram que os canteiros de flores servem para dar orientação ao deslocamento dos pedestres até as faixas, para que os pedestres não procurem outros lugares para atravessar a via. “Essa escolha mostra, mais uma vez, nossa preocupação com os pedestres que hoje não tem espaço para travessia”, frisou o prefeito Sergio Ghignatti. A apresentação também traz ajustes relacionados às dimensões de canteiros e avanços de calçadas. Outra mudança já acertada é a realocação do ponto de táxi da Avenida Brasil para a Rua Júlio de Castilhos, após a parada de ônibus. A drenagem no local onde se encontram os táxis atualmente deverá começar em breve.

Foto: Ass. Com.

Outro local que deverá receber obras de drenagem é a conversão à esquerda da Rua Bento Gonçalves, conhecida como “siga livre”. O trânsito nesta conversão será favorecido pois estes veículos não precisarão entrar na rotatória para acessar a Júlio. Segundo o estudo da UFSM, esta é a conversão com maior movimento no local.

UFSM e Planejamento

O estudo feito pela UFSM apresentou um projeto básico que subsidiou o projeto técnico de engenharia feito pela Secretaria de Planejamento, coordenado pelo engenheiro George Schreiner. O projeto preliminar de paisagismo apresentado hoje foi baseado neste projeto de engenharia já em andamento.

Foto: Reprodução