27.2 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 9 dezembro, 2019 - 13:26
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • POLÍCIA
  • Brigada Militar realiza formatura de 35 instrutores do Proerd

Brigada Militar realiza formatura de 35 instrutores do Proerd

 

 

 

Turma recém-formada teve o acompanhamento de dois integrantes do Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), dos EUA – Foto: Robson Alves / Brigada Militar

A Brigada Militar formou 35 instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia de formatura foi realiza no auditório da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), em Porto Alegre, nesta sexta-feira (4/10). O curso de formação começou em 23 de setembro e teve 110 horas-aula de conteúdos como legislação, método pedagógico e efeitos psicossociais das drogas entre outros conhecimentos.

Os policiais militares agora qualificados pelo Proerd vão orientar estudantes sobre os riscos das drogas e de práticas violentas. Eles vão atuar nos bairros mais vulneráveis dos 18 municípios prioritários do programa RS Seguro.

Através de estudos da criminalidade, o programa identificou nessas cidades a ocorrência de mais de 80% dos homicídios do Estado e de 90% dos roubos de veículos. Alinhada com o segundo eixo do programa, o das políticas sociais preventivas, a atuação dos novos instrutores nesses locais foi pensada para auxiliar nas estratégias de diminuição dos indicadores.

”Com a redução da criminalidade nestas cidades, vamos impactar o Estado inteiro e o Proerd vai ajudar com o fortalecimento dos nossos jovens para que digam não às drogas, que levam a outras formas de violência”, disse o comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda.

O comandante ainda destacou a importância da prevenção na formação de uma sociedade menos violenta. “As muitas demandas de um policial muitas vezes fazem com que ele esteja mais focado na repressão. Mas o policiamento não é feito só por quem faz a prisão e a apreensão de drogas. É muito necessária a ação preventiva dentro das comunidades. Por isso nós consideramos o Proerd o maior programa da Brigada Militar”, afirmou.