20.9 C
Cachoeira do Sul
domingo, 22 setembro, 2019 - 17:36
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Homenagens e reconhecimento para os 50 anos da Celetro

Celetro. 50 anos. A data histórica na trajetória da Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí foi destacada na noite desta segunda-feira (9), na Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul, através de homenagens prestadas ao presidente, José Benemídio Almeida, a conselheiros (titulares e suplentes), colaboradores e também ao primeiro presidente, Getúlio Bisognin. A direção recebeu igualmente o reconhecimento de lideranças de todos os segmentos por chegar com energia e cheia de projetos no seu cinquentenário.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, liderou as manifestações de reconhecimento à trajetória da Celetro, que atua em 27 municípios da Região Central. “Seu Benemídio tem o nosso reconhecimento por conduzir esta Cooperativa, que é um símbolo na distribuição de energia”, salientou Covatti.

Das comemorações dos 50 anos, participaram prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, convidados e imprensa da região e os 217 colaboradores. Por meio de um vídeo, a Celetro mostrou como atua em suas frentes de trabalho, principalmente, no chamamento de associado. O vídeo também mostrou manifestações dos gerentes e dos conselheiros onde cada um opinou o que significa a Cooperativa para sua área de atuação.

A Celetro foi fundada no dia 9 de setembro, no Clube Seco, durante uma reunião com a presença de prefeitos e demais líderes da região. No ano de 1970, o então prefeito de Cachoeira do Sul, Honorato de Souza Santos, teve a iniciativa de instalar a Cooperativa na cidade, onde disponibilizou o espalho e proporcionou o real começo das atividades da Celetro.

ENERGIA PARA O MEIO RURAL
A criação da Celetro se deu pela necessidade da energia elétrica chegar ao meio rural. “Havia muita dificuldade e a união de produtores rurais foi fundamental para que fosse criada a Cooperativa, que hoje é exemplo no seu ramo de atuação”, disse o primeiro presidente, Getúlio Bisognin.

TRAJETÓRIA

A trajetória da Celetro está ligada ao desenvolvimento de comunidades rurais e levar qualidade de vida para os associados. No início, as dificuldades de construir redes em locais de difícil acesso dificultava a atividade, mas a parceria com produtores rurais, permitiu que a energia chegasse às famílias. Com a Celetro, oito comunidades se emanciparam e hoje, graças a energia da Cooperativa, são cidades em desenvolvimento.

Secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho, esteve presente nas homenagens da Celetro. Fotos: Cacau Moraes

ESTRUTURA

A estrutura da Celetro, montada com o olhar de futuro do presidente, José Benemídio Almeida, proporcionou segurança em todas as atividades. A Cooperativa possui 23 mil associados atendidos por 5.330 quilômetros de redes em 27 municípios de abrangência na Região Central. Possui também prédios para atendimento em Cachoeira do Sul, Caemborá/Nova Palma, Candelária, Cerro Branco, Dona Francisca, Estrela Velha, Gramado/Nova Palma, Paraíso do Sul, Piquiri/Cachoeira do Sul, Sobradinho, Vila Nova do Sul. A sede central e administrativa está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 742, em Cachoeira do Sul. Possui depósito central e oficinas na Rua Miguel Loreto Sobrinho, no Parque Industrial onde também está localizada a Fábrica de Postes de concreto.