20.9 C
Cachoeira do Sul
domingo, 22 setembro, 2019 - 17:58
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Gauchada se prepara para a 56ª Semana Farroupilha

Tudo pronto. Programação com rondas, fandangos e reculuta para a 56ª Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul, que começa nesta sexta-feira (13) e se encerrará no dia 21. O desfile será na sexta-feira (20), pela Rua Júlio de Castilhos, a partir das 15h. A organização é da Associação Tradicionalista e Cultural (ATC), que estabeleceu o tema “Paixão Cortes – Vida e Obra”.

São homenageados da Semana o Festival Gaúcho Estudantil (Fegaes), Canto dos Galos e Romaria Diocesana – 25 anos. O presidente da ATC, Ubiratan Freitas da Silva, está otimista com a programação. Ele disse que é esperado um grande público, principalmente, nas rondas que trabalharam a parte cultural.

Serão 10 rondas oficiais e 10 fandangos. Paralelamente acontecerão reculuta artística e cultural, torneio de trucco cego. A abertura da Semana Farroupilha será nesta quinta-feira a cargo do PL Delfino Carvalho, no CTG Tropeiros da Lealdade com lançamento do 32º Entrevero Cultural de Peões 2020. O fandango, a partir das 22h30min, estará a cargo do Grupo Matizes.

A programação envolverá piquetes, CTGs, Cavalgada da Integração e na animação dos fandangos, renomados conjuntos. Além do Grupo Matizes, estarão em Cachoeira do Sul, Grupo Portal Gaúcho, João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, Os Quatro Gaudérios, Chiquito E Bordoneio, Makina Baileira, Cordiona e Fandangaço, Os Monarcas e os Mateadores.

Ronda da Câmara

A Câmara de Vereadores também realizará sua ronda. Será na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h até as 18 h, no CTG José Bonifácio Gomes.

Cronograma de atividades:

08h00 – Abertura oficial, com recebimento da Chama Crioula;

8h30min – Hasteamento das bandeiras;

8h45min – Café de chaleira;

09h30min – Apresentações artísticas (grupos de dança, trovadores, cantores e declamadores oficiais);

10h30min – Sessão Solene do Dia do Gaúcho

12h00 – Almoço para convidados;

13h30min – Atividades artísticas e culturais;

17h45min – Encerramento das atividades;

18h – Arriamento das bandeiras

Desfile dos gaúchos será realizado no dia 20. Foto: OC Digital