22 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 11 novembro, 2019 - 18:32
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • RURAL
  • Retirada da vacinação contra aftosa é tema de encontro em Santa Maria

Retirada da vacinação contra aftosa é tema de encontro em Santa Maria

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) promoverá, na próxima sexta-feira (9/8), uma palestra em Santa Maria sobre o futuro do Rio Grande do Sul sem a vacinação contra a febre aftosa. O evento, que conta com apoio do Encorte, ocorrerá às 14h, no auditório do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (av. Roraima, 1.000, prédio 70 – Camobi).

O palestrante é o médico veterinário Fernando Groff, coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, que abordará as etapas para a retirada da vacinação e seus benefícios à economia do Estado.

O RS passará por auditoria do Ministério da Agricultura em setembro para avaliar a retirada da vacinação contra a aftosa. A evolução do status sanitário para zona livre de aftosa sem vacinação abrirá portas para mercados internacionais mais exigentes e também garantirá o comércio doméstico entre Estados que já conquistaram esse status, como Santa Catarina.

Enquanto a retirada não se concretizar, as campanhas de vacinação seguem normalmente. A última etapa, realizada em maio, teve cobertura de 99% do rebanho gaúcho de bovinos e búfalos.

 

O RS passará por auditoria do Ministério da Agricultura em setembro para avaliar a suspensão da vacinação contra a aftosa. Foto: Divulgação

 

Palestra O Rio Grande do Sul sem a vacinação contra a febre aftosa

Data: 9 de agosto (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: auditório do Colégio Politécnico da UFSM – av. Roraima, 1.000, prédio 70 – Camobi – Santa Maria