23.8 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 15 novembro, 2019 - 15:39
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • E se PSDB, DEM e PSD fizerem a fusão, como fica em Cachoeira?

E se PSDB, DEM e PSD fizerem a fusão, como fica em Cachoeira?

Foto: OC/Reprodução

As direções nacionais de PSDB, DEM e PSD começaram a discutir a fusão partidária das três siglas em uma única legenda para disputar as eleições de 2022. João Doria deve ser o candidato do PSDB à Presidência. Em recentes declarações, o tucano critica o governo de Jair Bolsonaro. A junção partidária poderia alavancar a intenção de Doria no pleito. Caso as negociações avancem, a fusão poderia impactar o cenário político cachoeirense. Os três partidos possuem nomes ventilados para a disputa pela Prefeitura. Pelo PSDB, Leandro Balardin; DEM, Carlos Aguiar e PSD, Luciano Lara. Se as tratativas entre as três siglas avançarem nos próximos encontros, as eleições municipais pelo país poderiam ser impactadas pela união. Ou seja, os debates em torno do pleito cachoeirense teriam que contar na mesma mesa com o trio postulante ao cargo de prefeito. Mas apenas um deles iria concorrer.

Caso a fusão fosse promovida apenas depois das eleições municipais, o cenário implicaria em juntar em um mesmo partido, agentes políticos que disputaram a Prefeitura de Cachoeira do Sul durante a gestão do candidato vencedor.

Internamente, um obstáculo para a junção seria o presidente do PSD, Gilberto Kassab. No entanto, as discussões seguem e uma mudança de postura já é apontada em relação ao dirigente partidário.

Já para o presidente do PSD, a proibição por lei de coligações nas eleições proporcionais deve motivar as fusões de siglas.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), também participa das tratativas.