7 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 22 agosto, 2019 - 10:29
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • POLÍTICA
  • Bolsonaro diz que aposentados devem ter o mesmo reajuste do salário mínimo

Bolsonaro diz que aposentados devem ter o mesmo reajuste do salário mínimo

O presidente Jair Bolsonaro disse que pretende manter a reajuste do salário mínimo e das aposentadorias. “Eu pretendo é que o aposentado siga o mesmo porcentual, no mínimo. Não podemos deixar cada vez mais o aposentado para trás. Isso é o que eu tenho a falar. No tocante a números, tem que conversar com a equipe econômica”, disse ele durante conversa com os jornalistas no Palácio do Planalto antes de participar da Marcha para Jesus, em Brasília, quando questionado sobre o valor de reajuste do piso nacional.

Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada por uma comissão mista esta semana, o reajuste do mínimo será de 4,20%, de 998 reais para 1.040 reais, considerando apenas a inflação. Então, seria o salário mínimo que passaria a ter o reajuste igual das aposentadorias.

Até este ano, as aposentadorias que tem como valor do benefício o salário mínimo eram as únicas vinculadas ao reajuste do piso nacional. Os outros benefícios tem a correção feita pela inflação. Isso porque a política de reajuste salarial vigente prevê a correção do piso salarial pela inflação do ano anterior mais a variação do PIB de dois anos antes. Em 2019, a correção do mínimo e das aposentadorias:  4,61% para quem ganha o piso e 3,43% para os aposentados que recebem mais que os 998 reais. Ou seja, em anos que o PIB positivo entrava na conta, os aposentados tiveram perda real em seus benefícios.

Presidente Bolsonaro quer evitar perda salariais dos aposentados e pensionistas. Foto: Divulgação