24.1 C
Cachoeira do Sul
domingo, 29 março, 2020 - 13:16
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Cacaio Lima leva os grandes campeonatos Limousin na Expointer

Cacaio Lima leva os grandes campeonatos Limousin na Expointer

Grande campeão touro Dado da Boa Esperança (à esq.) junto com o reservado do Paraná: Limousin de Cachoeira dá show em Esteio / Fotos: Divulgação

A Fazenda Boa Esperança, do pecuarista Cacaio Lima, levou as principais rosetas nos julgamentos de bovinos da raça Limousin nesta segunda-feira (26) na 42ª Expointer, em Esteio. Os grandes campeonatos foram conquistados tanto nos machos quanto nas fêmeas da raça, o que mais uma vez mostra o pioneirismo e a tradição de Cachoeira do Sul com genética de ponta em seus rebanhos.

Exemplar mais pesado da Expointer 2019, o touro Dado da Boa Esperança conquistou o bicampeonato com a roseta de grande campeão macho. Neste domingo 25, na balança oficial do Parque Assis Brasil, Dado registrou a marca de 1.280 quilos. “Estou muito feliz com mais este resultado, pois nosso trabalho é de extrema dedicação. Tivemos uma pista bastante pesada, com competidores de ponta”, ressaltou Cacaio, que pretende aposentar das exposições o touro Dado e torná-lo pai de cabanha para expansão de genética.

O reprodutor completa cinco anos no próximo dia 19 de setembro. O reservado de grande campeão ficou com um touro do Paraná.

Nas fêmeas Limousin, a fêmea Dolly da Boa Esperança levou a escarapela de grande campeã, tornando-se tricampeã em Esteio. O exemplar flex Limousin já havia vencido a Expointer em 2016 e também no ano passado. Os animais foram julgados pelo técnico e pecuarista Antônio Carlos Alves Lopes, criador de bovinos Limousin em Londrina (PR).

Neste ano, a Fazenda Boa Esperança comercializou toda a sua tourada, bem como parte de suas novilhas, todos rústicos, para pecuaristas de Minas Gerais que vieram ao Rio Grande do Sul conhecer a genética dos animais em Cachoeira. Com a negociação, a genética Limousin da Fazenda Boa Esperança passa a ser difundida a 2,1 mil quilômetros de Cachoeira do Sul.

Touro Dado da Boa Esperança: exemplar chamou a a atenção de técnico do Paraná
Dolly da Boa Esperança: grande campeã Limousin fêmea da Expointer 2019 é de Cachoeira