22.5 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 22 novembro, 2019 - 03:47
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • “Cooperativismo na veia” deixa sua mensagem aos cachoeirenses

“Cooperativismo na veia” deixa sua mensagem aos cachoeirenses

Grupo mostrou importância de doar / Foto: Robson Vargas/96.5 Fan FM

“Quem coopera com a vida, transforma o mundo”. A frase foi um dos instrumentos na missão abraçada pela manhã deste sábado por Cachoeira do Sul. Em vários pontos da cidade, um grupo representando cooperativas do Município somou forças ao trabalho do Hemosul (junto ao Hospital de Caridade e Beneficência). O pedido foi por doação de sangue entre segunda-feira e sexta-feira, das 7h30 às 11h30.

Saiba mais

Neste sábado (6), cooperativas de várias regiões do país celebram com o Dia de Cooperar, também conhecido como “Dia C”, realizado no Dia Internacional do Cooperativismo. O “Dia C” nasceu em 2009, em Minas Gerais e logo ganhou a adesão das cooperativas de todo o país que, com o apoio da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, promovem ações de voluntariado e responsabilidade social, alinhadas com os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas.

A celebração deste ano é especial. Em 2019 o movimento completa seus 10 anos de iniciativas transformadoras nas comunidades e, em Cachoeira do Sul este aniversário contará com a união das entidades cooperativas do município em uma programação única.

Mobilizadas pelo conceito da campanha nacional “Atitudes simples movem o mundo”, as cooperativas cachoeirenses Sicredi, Celetro, Unicred, Coomoca, Cotriel e Unimed, juntamente com o Hospital de Caridade e Beneficência, Escola HCB e Hemosul, uniram suas forças e equipes em benefício da comunidade atendida pelo HCB, especificamente pelo serviço do Banco de Sangue.

Cadastro

A ação local consistiu na criação de um banco de cadastro de possíveis doadores de sangue ao Hemosul, que diariamente enfrenta dificuldades no recrutamento de voluntários. A base de cadastros objetiva proporcionar, além da ampliação dos contatos, a estabilidade no calendário de doadores, visto que há um prazo mínimo de 60 dias de intervalo entre as doações.

Colaboradores das cooperativas convidaram para doação e apresentaram os critérios básicos para tornar-se um doador, sanando algumas dúvidas e mitos sobre o procedimento que é rápido e simples. A mobilização contou com o apoio da Escola do HCB, que realizou aferição de pressão arterial e testes de glicose.

As atividades foram encerradas com uma caminhada pelo comércio cachoeirense, concluída na Cinco Esquinas.

Você sabia?

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue.

Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas.

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos.