21 C
Cachoeira do Sul
sábado, 28 março, 2020 - 05:11
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Rio Pardo sediará formatura de novos PMs

Formatura dos novos policiais militares foi lançada com um quarto do efetivo na Capital e será descentralizada nos municípios do interior / Foto: BM/Divulgação

O município de Rio Pardo foi um dos contemplados pelo governo do Estado a receber uma das formaturas descentralizadas de novos policiais militares. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26) no Gigantinho, em Porto Alegre, durante formatura de um quarto do efetivo de 2 mil novos PMs que serão distribuídos a partir de agosto no Rio Grande do Sul.

Rio Pardo sediará a solenidade na próxima sexta-feira (2), a partir das 16h30min. O comandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, reforçou durante a solenidade na Capital que, após as formaturas dos quase 2 mil novos PMs, a corporação vai ter um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Os números de PMs distribuídos por município ainda não foram divulgados pela BM.

Durante os últimos oito meses, os concursados frequentaram mais de 1,6 mil horas-aula, em que aprenderam sobre conhecimentos específicos da atividade de policial militar, como direito penal, sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, defesa pessoal, medicina legal e policiamento ostensivo, entre outros temas.

Para concluir o curso, durante os últimos dois meses, fizeram o estágio supervisionado, atuando no policiamento das ruas de diferentes municípios, além de terem composto os efetivos que atuaram na Copa América e em outros eventos especiais.

O curso foi supervisionado pelo departamento de ensino da BM, coordenado pelas escolas de formação e especialização de soldados (EsFES) de Porto Alegre e Montenegro. As aulas foram realizadas na EsFES da capital e nos polos de ensino de Guaíba, Esteio, Novo Hamburgo e no CRBM, em Porto Alegre.

 

CALENDÁRIO DE FORMATURAS DA BM:*

26 de julho
9h – Porto Alegre
15h – Rio Grande
16h30 – Montenegro

30 de julho
16h – Erechim

31 de julho
15h – Passo Fundo

1º de agosto
10h – Cruz Alta
16h – Carazinho

2 de agosto
9h – Santa Maria
16h30 – Rio Pardo

3 de agosto
10h – Pelotas
16h30 – Lajeado

6 de agosto
15h – Caxias do Sul

7 de agosto
15h – Bento Gonçalves
16h – Uruguaiana

8 de agosto
15h – Igrejinha
16h – Bagé

9 de agosto
9h – Osório
10h – Frederico Westphalen
16h – Pelotas
16h – Três Passos

10 de agosto
10h – Santa Rosa
15h – Santo Ângelo

*Datas e horários podem ter alterações