22.6 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 13 novembro, 2019 - 14:07
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • RURAL
  • Pesquisa e avaliação da lavoura marcam Seminário do Irga

Pesquisa e avaliação da lavoura marcam Seminário do Irga

O 12º Seminário do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), realizado nesta quarta-feira (26) no auditório Ito Zimmer, no Parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul, destacou a pesquisa e uma avaliação da atividade arrozeira. O evento, que início pela manhã, reuniu técnicos e integrantes da cadeia produtiva do arroz e foi considerado positivo pela equipe diretiva do Irga da região de Cachoeira do Sul.

 

 

 

Professor da UFSM, Sylvio Dornelles, abordou o manejo de plantas daninhas, no evento. Foto: Cacau Moraes

 

Na abertura, o engenheiro-agrônomo do Irga, Pedro Hamann, divulgou resultados da safra 2018/2019 e fez uma avaliação financeira da atividade, onde existe discordâncias com relação ao custo da lavoura e o preço final do produto. Na parte da tarde, o professor Sylvio Bidel Dornelles, da UFSM, apresentou um trabalho sobre o manejo de plantas daninhas de difícil controle na cultura chamando atenção para o presente e para o futuro. “É preciso atenção para este contexto sob pena de ocorrer sérios problemas na lavoura”, afirmou.

No encerramento, a meteorologista do Irga, Jossana Cera, fez um diagnóstico do clima destacando que o período que se inicia será de temperaturas baixas e altas, em alguns momentos chuvosos, o que poderá se refletir quando da época de preparação das lavouras para o plantio.

Durante o evento, também houve abordagem para os mais recentes resultados da pesquisa regional em arroz irrigado e soja em áreas baixas a cargo da engenheira-agrônoma Mara Grohs, do Irga; Panorama do Mercado de Arroz, pelo economista Antônio da Luz, da Farsul, e Uso de politubos para irrigação na rotação soja/arroz, pela Delta Plastics.

SAFRA EM CACHOEIRA DO SUL

Cachoeira do Sul tem sua colheita do arroz concluída oficialmente na safra 2018/2019. No total, foram 24.738 hectares em área colhida; 182.022 toneladas produzidas e 7.358 quilos por hectare.

No Rio Grande do Sul, a safra 2018/2019 contabiliza 7.241.458 toneladas, com produtividade média no Estado de 7.508 quilos por hectare. A área geral foi de 964.537 hectares.