22.5 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 22 novembro, 2019 - 02:29
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • ESPORTE
  • Parcerias viabilizam o Programa Forças no Esporte em Cachoeira

Parcerias viabilizam o Programa Forças no Esporte em Cachoeira

 

 

Convênio foi assinado no 3º Batalhão de Engenharia de Combate. Fotos: Divulgação

 

 

A Prefeitura de Cachoeira do Sul assinou nesta quinta-feira (26) convênio com o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (BECmb) para a promoção do Programa Forças no Esporte (Profesp) 2019. O programa foi idealizado através de uma parceria entre os Ministérios da Defesa, Ministério dos Esportes e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, sendo executado em Unidades Militares do Exército, desde o ano de 2003.

Em Cachoeira, o programa iniciou no 2º semestre de 2018, atendendo 35 crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos, alunos provenientes da EMEF Dora Abreu e da Casa Lar, programas sociais da STAS. Neste ano, o programa está atendendo alunos na faixa etária de 10 aos 12 anos, especialmente aqueles considerados carentes e/ou em situação de vulnerabilidade social. A previsão é encerrar as atividades em 26 de novembro.

A ação pedagógica do Profesp está pautada principalmente no desenvolvimento de práticas esportivas, mas também fazem parte do conteúdo do programa temas como: disciplina, orientação moral e cívica, educação ambiental, hábitos de higiene, alimentação saudável e atividades culturais e de lazer. O objetivo é diminuir a evasão escolar e a violência familiar, bem como a descoberta de novos talentos esportivos e promoção da saúde.

No município, o programa é resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal / SMEd, 3ºBECmb, Ulbra, STAS e Transporte Nossa Senhora das Graças.

Cada parceiro participa da seguinte forma:

SMEd – Disponibiliza um professor de Educação Física para ser o coordenador do programa, bem como assessoramento através do Setor de Projetos Educacionais;

3º BECmb – Realiza a coordenação geral do programa, fornece uniformes, material esportivo, alimentação e disponibiliza as instalações físicas e militares, formandos em Educação Física, para atuarem como monitores no programa.

Ulbra- Fornece acadêmicos do Curso de Educação Física para atuarem como estagiários no programa, bem como, quando necessário, disponibiliza materiais e locais para viabilizar ações do Profesp;

STAS – Encaminha 5 alunos do Projeto Social Casa Lar para participarem do programa;

TNSG – Disponibiliza um ônibus/motorista para realizar o transporte dos alunos do projeto da escola para o batalhão e vice-versa.