19.8 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 11 dezembro, 2019 - 06:19
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

JÁ QUE O ASSUNTO É “NOZES”….

A uma semana do II Simpósio da Noz Pecan, um evento que reunirá uma grande quantidade de pessoas ligadas à produção, comercialização e pesquisa desse fruto tão saboroso, considero oportuno enaltecer o seu valor nutracêutico. As nozes pertencem ao grupo das Oleaginosas que são frutas, vegetais e sementes
com alto teor de lipídios e que podem ser consumidas in natura! Os lipídios (gorduras) das oleaginosas, são de muito boa qualidade e possuem compostos bioativos que desempenham papeis importantes na saúde. Por isso chamados de nutracêuticos.

Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes, e atuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, as nozes podem e devem entrar no cardápio diariamente.

Mesmo em pequenas porções, pode evitar até 65% o risco de doenças do coração porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação anti-inflamatória. Isso tudo graças aos ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoleico.

As nozes também possuem fósforo e potássio, e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco. São ricas em antioxidantes, especialmente a vitamina E e o selênio, que previnem o câncer. A vitamina E consumida regularmente auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer em pessoas acima de 65 anos, segundo estudos feitos nos Estados Unidos e Holanda.

Para pessoas que vivem em cidades com muita poluição, as nozes são grandes aliadas pois os seus antioxidantes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas.

Outro benefício das nozes – é um dos alimentos com maior teor de vitamina B 6, perdendo apenas para o gérmen de trigo e peixes como salmão e sardinha. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

Para obter todos esses benefícios, consuma 5 nozes ao longo do dia, cujo peso fica em torno de 28 a 30g. Isso equivale a 193 kcal.

Você pode usá-las no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com leite. No almoço ou jantar, picadas na salada verde, sobre risotos, massas e molhos.

No lanche, misturadas a frutas secas. Prefira as nozes descascadas na hora e com sabor adocicado. As moídas antes perdem mais rápido seus nutrientes. Exceto se estiverem embaladas à vácuo. Se o sabor for
amargo, elas estão oxidadas e não devem ser consumidas.

Rua Sete de Setembro, 646
Fone (51) 3722 6351 [email protected]