23 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 11 dezembro, 2019 - 01:57
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

“Nude food (alimento desnudo)”

Na mesma linha da última coluna, volto a abordar a questão dos alimentos embalados. Lembrando
que esse problema não envolve somente os alimentos industrializados uma vez que ainda temos a
cultura do plástico para embalar, armazenar e transportar os alimentos.

Exemplo disso é sempre que vou ao mercado e à feira, mesmo levando minha sacola retornável, os
atendentes AUTOMATICAMENTE me oferecem as sacolinhas e os sacos plásticos para embalar os
alimentos. Alguns ainda se surpreendem diante da minha recusa. Realmente é um hábito que está
incorporado na nossa cultura. Mas que deve ser mudado para o bem do planeta e de todos nós. Afinal, apenas 17 % do plástico do planeta é reciclável. O restante vai parar nos aterros, rios e
oceanos.

“NUDE FOODS” é uma ideia que tem por objetivo acabar com os recipientes de plástico de produtos frescos do supermercado, campanha adotada pela Nova Zelândia através da Declaração de Embalagens Plásticas assinada no país recentemente. O país está empenhado em tornar todas as embalagens e rótulos das lojas 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Um grupo de supermercados abandonou o uso de invólucros de plástico para praticamente todas as suas frutas e legumes e introduziu bandejas de alimentos recicláveis, uma medida que oferece aos clientes a oportunidade de desviar mais de 80 milhões de bandejas dos aterros, a cada ano.

Observamos que também nos mercados da nossa cidade os alimentos frescos, em sua maioria, estão expostos em gôndolas e cestos. Mas ainda utilizamos muito plástico para o transporte e armazenamento.
A ideia da horta doméstica é excelente para reduzir esse problema, pois podemos utilizar pets para plantar verduras, legumes e temperos, sem falar no aspecto terapêutico de mexer na terra e produzir o seu próprio alimento.

Denise Carvalho Caspani
Nutricionista – CRN2/1781

Rua Sete de Setembro, 646 – Cachoeira do Sul
Fone (51) 3722 6351 [email protected]