17.3 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 10 dezembro, 2019 - 08:25
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Como está o seu intestino?

Hábitos intestinais adequados representam bem estar, prevenção de doenças inflamatórias do intestino, boa absorção dos nutrientes e melhora do sistema imunológico.

Atualmente muitas pessoas sofrem de distúrbios intestinais os quais podem ter origem em alguma patologia ou disfunção do organismo, mas muitas vezes está associado tão somente ao estilo de vida e/ou alimentação.

A frequência das evacuações varia de pessoa para pessoa e isso é normal. Devemos nos preocupar com a consistência das fezes, o odor, ou intervalos maiores do que 3 dias entre uma evacuação e outra. Quando o trânsito intestinal não está adequado surgem sintomas como desconforto ou dor abdominal, estufamento, flatulência (produção de gases).

O intestino precisa de estímulo, que é proporcionado pelo tripé: alimentação, hidratação e atividade física. Sedentarismo aliado a pouca ingestão de água e fibras é sem dúvida um problema.

 A ingestão de água deve ser suficiente para repor a quantidade eliminada diariamente pelo organismo que varia entre 2 a 2,5 litros.
 Comer em horários regulares, 4 a 5 x dia , e devagar, mastigando bem os alimentos, são condutas alimentares adequadas.
 A qualidade da alimentação deve ser rica em fibras, com farto consumo de vegetais crus, cereais integrais (arroz, pão, farelo de aveia e trigo, linhaça), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), frutas frescas e secas, reduzido teor de açúcar, gorduras saturadas, carne vermelha, alimentos processados e
ultraprocessados. Quanto mais natural, melhor.
 Evite o uso de laxantes, que só piora o problema. Caso tenha algum episódio de constipação intestinal, aumento o consumo de fibras e água, e exercite-se.

Deixo aqui uma receita de suco digestivo que funciona muito bem. Para 1 copo de 200 ml: 1⁄4 de mamão, 1⁄2 copo de suco de laranja ou suco de 1 laranja, 3 ameixas secas (sem caroço), 1 colher de chá de mel (se não for diabético), 100 ml de água. Bater no liquidificador e beber sem coar. Caso nada disso resolva, procure um médico!

Denise Carvalho Caspani
Nutricionista – CRN 2 /1781

Rua Sete de Setembro, 646 – Cachoeira do Sul
Fone (51) 3722 6351 [email protected]