32 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 11 dezembro, 2019 - 21:33
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • RURAL
  • Federarroz entra com pedido de securitização

Federarroz entra com pedido de securitização

Enchentes castigam seriamente a Metade Sul do RS nos últimos dias / Foto: Divulgação/Agroeffective/Federarroz

Diante do quadro de endividamento, baixa produtividade e perdas por enchentes, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) entrou com pedido para securitização (quando a dívida é vendida em forma de títulos para outros investidores) para a Metade Sul do Estado. A entidade considera necessária esta medida, pois os produtores de arroz hoje também estão investindo em soja e, sobretudo, pelos problemas enfrentados nas lavouras que levaram os orizicultores a perderem volumes consideráveis nas duas culturas. A entidade também justifica a manutenção da segurança alimentar para o país em 2020.

Conforme o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, a Metade Sul é caracterizada pela sua predominância na agropecuária. O arroz é o produto mais importante seguido pelo gado e a soja. Volumes históricos de 600 a 700 milímetros de chuvas já foram constatados nas regiões atingidas nos últimos dez dias.

Além deste pedido, a Federarroz argumenta que os próprios bancos possuem normativas específicas com o objetivo de realizar prorrogações destes contratos e que já está trabalhando para disponibilizar recursos de Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEPM), que é quando o produtor recebe estímulo para segurar a safra e vender quando as cotações estiverem em patamares melhores, ou seja, para que os produtores realizem contratos de capitalização e possam vender o grão somente no segundo semestre.