18.2 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 16 dezembro, 2019 - 08:04
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

ANO NOVO, VIDA NOVA?

Quando se trata de alimentação e controle de peso existe aquela máxima “segunda eu começo a minha dieta!”… Não é ? Depois dos abusos gastronômicos certamente cometidos nas festas de final de ano (e como tem festas, gente !!!!!), muito mais se fazem promessas do tipo: “neste ano que inicia eu vou emagrecer, controlar a minha alimentação, fazer exercícios, etc”.

Sabe de uma coisa? Não é por aí. Enquanto a comida for um problema nas nossas vidas, estaremos dando círculos em promessas reiteradas, e que talvez até sejam cumpridas, mas pelo tempo suficiente para surtir algum efeito. Depois….lá se vão pelo ralo!

O que surte efeito mesmo (e não estressa ninguém) é melhorar pequenas atitudes diárias, ao longo do tempo, que vão mudar nosso estilo de vida. É uma questão de comportamento e também de entendimento sobre circunstâncias que irão nos tirar do hábito diário, mas se for realmente um hábito, retornaremos a ele assim que a circunstância especial (festa!!!!) passar.

Vejo com extrema preocupação pensamentos que imputam aos alimentos o caráter de “malvados’, ‘proibidos”, e outros tantos adjetivos. O que vai refletir na nossa saúde e no peso é a quantidade, frequência e contexto em que esses ditos “alimentos ruins” estão inseridos.

Se a nossa rotina alimentar for saudável, rica e variada, e tivermos uma vida ativa, não será um final de semana que vai nos detonar! Cuide-se no dia a dia para ter possibilidade de comer alguns alimentos aparentemente tão ameaçadores, de vez em quando.

Atenção: existem lobbys em cima disso!

Lembre-se: antigamente as pessoas consumiam gordura, açúcar e carboidratos, lactose e glúten sem problemas. Você já parou para pensar na diferença? O que nossos avós faziam de tão diferente? Por que podiam comer sobremesa diariamente, e nem por isso tinham os problemas de saúde que temos hoje em dia? Vale a reflexão! Onde estamos errando para nos tornarmos vítimas da nossa própria alimentação? Comece 2019 se perguntando isso e tantas outras coisas sobre VOCÊ ! É onde estão as respostas.

Denise Carvalho Caspani / Nutricionista – CRN2/1781 / Rua Sete de Setembro, 646
(51) 3722-6351 / [email protected]