19.8 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 11 dezembro, 2019 - 06:20
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

TEMPEROS SAUDÁVEIS

A quantidade de temperos prontos disponível no mercado é impressionante. O pior é que, pela praticidade, fazem parte, atualmente, da culinária de uma grande parte de pessoas. Pior por quê? Bem, esses temperos são um festival de aditivos para dar cor, cheiro e sabor, além dos conservantes que dão tempo de prateleira suficiente para a aumentar o lucro dos fabricantes e distribuidores. O que não aumenta é o tempo de vida das pessoas que os consomem. Esses produtos fazem parte de um grupo cada vez maior daqueles que a médio e longo prazo são responsáveis por muitas doenças crônicas como hipertensão, diabetes, esteatose hepática, gota, doenças cardiovasculares, tumores de todos os tipos.

Pessoas que gostam de cozinhar, como eu, não abrimos mão de sentir o cheiro do alho e da cebola, do cheiro verde, e de tantas ervas aromáticas, que conferem sabor inigualável à comida. Mas o estilo de vida corrido impõe soluções que acabam colocando em risco a sua saúde. Comer fora de casa, como em restaurantes, pode ser ainda pior.

Além disso, principalmente os jovens não comem mais nada sem acrescentar molhos gordurosos e cheios de açúcar, sódio e conservantes, como o “ketchup”, maionese, molho “barbecue”. Não é à toa que cada vez mais nos deparamos com infartos ou doenças citadas no parágrafo anterior em pessoas jovens.

Recomendo sempre aos meus clientes na clínica, o uso do sal verde. A receita é simples, barata, muito saborosa e pode ser usada em quaisquer preparações. O sal, sendo temperado, é usado em menor quantidade, o que significa um grande passo na saúde da sua família. As crianças podem participar da preparação. Ensine os pequenos a gostarem das práticas saudáveis na comida, valorizando essa mão-de-obra tão carinhosa.

Segue abaixo a receita dessa delícia de tempero, a forma de preparo e aplicação:

SAL VERDE

Elimina o uso de temperos prontos que contém alto teor de sódio e outros ingredientes prejudiciais à saúde

Ingredientes:
1 cebola
4 dentes de alho
1 maço de salsinha, manjericão e hortelã, e outros que você desejar e tiver em casa
2 colheres de azeite de oliva
500g de sal marinho.
Modo de preparo:
1. Selecione e higienize os ingredientes.
2. Pique a cebola grosseiramente para auxiliar na preparação.
3. Coloque o azeite no liquidificador, acrescente os ingredientes menos o sal. Bata até formar um “suco”.
4. Despeje o suco em uma vasilha e a parte vá acrescentando sal até formar uma pasta e não minar mais água.
5. Coloque em pote esterilizado e tampado sob refrigeração (geladeira) até 30 dias ou congele por até 6 meses.
Uso: Carnes, molhos, arroz, massas, etc.
Dica: Você pode acrescentar o tempero que desejar (pimenta, alecrim, tomilho,
sálvia, manjerona).