23.3 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 21 fevereiro, 2020 - 20:58
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Cachoeira espera pela Maria Fumaça de Natal neste domingo

Maria Fumaça: locomotiva iluminada que remonta aos anos 1950 é novidade em Cachoeira neste domingo / Foto: Divulgação

Cachoeira do Sul recebe neste domingo (9) o trem Maria Fumaça de Natal. A iniciativa faz parte do projeto Nos Trilhos do Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e patrocinado pela empresa Rumo Logística, empresa que atualmente detém a concessão das ferrovias no Rio Grande do Sul.

De acordo com Jocemar Teles, que lidera um movimento ligado à preservação ferroviária em Cachoeira, a locomotiva – composta por nove vagões – vai passar pela antiga Estação Ferroviária, no Bairro Otaviano, por volta das 16h e fará uma parada de 15 minutos. “No local, os visitantes poderão fazer fotos e conhecer o interior da Maria Fumaça, uma das maiores do Brasil ainda em operação turística”, destacou Teles, entrevista ao programa Rádio Repórter da  Rádio Fandango AM/FM.

Inicialmente, a Maria Fumaça de Natal passaria por Cachoeira e não iria parar, mas a ABPF e a empresa Rumo atenderam a um pedido feito por Teles.  Na região do Passo D’Areia, a Maria Fumaça deverá reduzir a velocidade para que os moradores também possam fazer fotos.

A locomotiva vem percorrendo os três Estados do Sul desde o último domingo (25), de onde saiu de Rio Negro (PR) e passou por Lages (SC), Vacaria, Santa Tereza Guaporé e nesta quinta-feira (29) chegou a Passo Fundo. Antes de passar por Cachoeira, a Maria Fumaça permanecerá dois dias na região das Missões, com parada nos dias 4 e 5 em Santo Ângelo, que organizou uma programação recheada de apresentações artísticas. Além de Cachoeira, na Região Central a Maria Fumaça passará por Rio Pardo, Restinga Seca e Santa Maria.

NOS TRILHOS DO NATAL

O projeto “Nos Trilhos do Natal” é financiado pela Lei Rouanet, com a Maria Fumaça Mallet 204, uma locomotiva restaurada dos anos 1950 pela ABPF, e coordenada pela empresa Rumo Logística.