20.5 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 12 dezembro, 2019 - 03:43
Notícias de Cachoeira do Sul e Região

Alimentação nas festas

Esta coluna sempre aborda questões relacionadas à alimentação saudável e qualidade de vida. Como colocar em prática esses conceitos numa época do ano onde os exageros são tantos, e os perigos tão iminentes?

Minha postura é bastante moderada, e obviamente em decorrência disso não venho falar de proibições, e sim, sugerir de que forma podemos enfrentar esse período minimizando o impacto das festas tanto na saúde quanto no peso. A primeira regra será sempre a hidratação. Lembrando que quando a temperatura está mais alta, o nosso organismo elimina mais água, portanto a necessidade de água aumenta também. É uma conta matemática. Quanto mais eliminação (suor, urina, fezes, respiração), maior a necessidade de repor. As comidas típicas das festas de final de ano, bem como as bebidas, aumentam ainda mais essa necessidade. A água traz o equilíbrio e auxilia na desintoxicação do nosso organismo.

Abaixo seguem algumas dicas para manter o peso e a saúde no final do ano:
ANTES
 Manter a regularidade do seu plano alimentar.
 Não pule refeições para compensar, isso não funciona.
 Nunca vá com fome a uma festividade, faça um pequeno lanche antes, assim se
houver atrasos não terá uma compulsão na hora de se servir.
 Procure hidratar-se antes.
 LANCHE LEGAL PARA O CONSUMO ANTES DA FESTA: 2 colheres de sopa de aveia + 1 copo de água gelada com 1 fruta (banana ou mamão ou outra de sua preferência). Liquidificar. Além de auxiliar no emagrecimento, promove saciedade, e controla os índices de açúcar no sangue e os teores de gorduras no organismo.

DURANTE

Divida seu prato em 3 partes:

Na metade direita coloque saladas à base de muitas folhas verdes e frutas. Como nesta época o clima é quente, aproveite para fazer um prato bem colorido. Evite molhos gordurosos, preferindo os de iogurte ou melhor ainda os molhos à base de azeite de oliva, limão, vinagre, cebola, orégano, pimenta ou ainda um vinagrete.

A outra metade deve ser dividida novamente em 2 partes. Numa, coloque 1 porção de proteína (carne) que pode ser 1 fatia do tamanho da palma da sua mão, sem os dedos.

Carnes como Peru, tender, chester e lombo são carnes magras, por isso coma sua porção sem culpa. É muito raro oferecer peixe nas ceias, mas se for o caso, sua porção pode ser do tamanho da sua mão inteira. Tudo isso assado é claro!

Outro detalhe: mesmo em churrascos, sempre pode-se optar pelas carnes mais magras. A outra metade reserve para uma porção de carboidrato (que deverá ser do tamanho do punho da sua mão fechada). Pode ser arroz à grega, batatas ou farofa. Outra dica importante é ter cautela com as frutas oleaginosas, que embora sejam gorduras saudáveis, também são calóricas. Se optar por comê-las, use o espaço reservado para o carboidrato, 1 punhado é suficiente.

Muitas famílias optam por salgados, em vez de jantar (pasteis, risolis, e similares). Essa opção é, sem dúvida, a pior. Mas você pode escolher os salgados não fritos como os assados, ou canapés. Lembre-se de não consumir mais do que 10 unidades, e reservar um espaço para uma porção modesta de doce – 1 fatia pequena de torta ou 5 docinhos secos.

Não podemos nos esquecer das bebidas alcoólicas, muito calóricas – cada grama tem 7 calorias. Jamais beba de estômago vazio e para cada copo de bebida alcoólica beba 1 copo de água, e assim, ao mesmo tempo, hidratar e desintoxicar o seu organismo.

Alguns segredinhos / truques:

 Mantenha seu copo cheio de água ou uma bebida menos calórica
 Circule, converse, relaxe e divirta-se, tirando o foco da comida!
 Use um prato menor para se servir, começado sempre pelas saladas e frutas
 Coma devagar. Isso evita que fiquem oferecendo mais comida
Se com todas essas dicas, você exagerar, após esse período, faça uma
desintoxicação. Na próxima coluna, trarei algumas dicas sobre o assunto.

Rua Sete de Setembro, 646 / fone (51) 3722 6351 / [email protected]