15.3 C
Cachoeira do Sul
domingo, 17 novembro, 2019 - 03:26
Notícias de Cachoeira do Sul e Região
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Série “OC na Capital do Poder” – posto onde começou a Lava Jato

Série “OC na Capital do Poder” – posto onde começou a Lava Jato

A reportagem integrada de OCorreio Digital e 99.1 Mais FM realiza diretamente de Brasília uma série especial. “OC na Capital do Poder” aproveita a hospedagem em um dos mais conhecidos estabelecimentos da rede de hotelaria do Distrito Federal para mostrar um símbolo da Operação Lava Jato: o posto de combustíveis onde toda a investigação começou.

Lava Jato teve início em posto de Brasília que reportagem fez registro direto da Capital Federal / Foto: José Renato Riibeiro/OC/99.1

Na manhã de 17 de março de 2014, os investigadores da Operação Lava Jato realizaram a primeira fase da investigação com uma ação de busca e apreensão no Posto da Torre, localizado a cerca de 3 quilômetros do Congresso Nacional e que fica ao lado do hotel onde a reportagem está instalada. Eles ainda não suspeitavam que o endereço em Brasília era usado para pagar propina a políticos, somente que estava envolvido em crimes financeiros – como a lavagem de dinheiro do narcotráfico.

O posto instalado no setor hoteleiro sul da capital federal pertencia ao doleiro Carlos Habib Chater, suspeito naquele momento de lavar dinheiro do tráfico de drogas. Ele se tornaria o primeiro preso da Lava Jato.

Na noite desta terça-feira (27), o repórter José Renato Ribeiro (OCorreio e 99.1 Mais FM) receberá a premiação promovida pelos organizadores do Premio Synapsis de Jornalismo – o mais importante na área da Saúde para jornalistas do Brasil. A cerimônia será em Brasília e contará com nomes conhecidos no setor da Comunicação nacional. A reportagem premiada foi “Comércio de Rins”.

Estabelecimento é alvo de curiosidade dos visitantes / Foto: OC