Carregando...

2ª fase do eSocial para empresas de médio porte começa nesta quarta-feira

Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018 às 10:31 por (redacao@grupofandango.com.br)
eSocial: programa passa a receber dados de empresas de médio porte / Foto: Divulgação

A segunda fase do eSocial começa nesta quarta-feira (10) para empresas de médio porte, cujo faturamento tenha ficado entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões em 2016. A etapa envolve o envio de dados dos trabalhadores e seus vínculos empregatícios até 9 de janeiro de 2019, informou a Receita Federal.

Essas empresas iniciaram em julho de 2018 o envio de dados pelo eSocial. Isso já era obrigatório para as grandes empresas desde o início deste ano.

No último dia 5, uma resolução com as novas datas foi publicada no Diário Oficial da União. Além de especificar o início da segunda fase para o segundo grupo, o documento traz importantes mudanças no cronograma do sistema. A partir de 10 de janeiro de 2019, as empresas integrantes do Simples Nacional, inclusive MEI, as instituições sem fins lucrativos e as pessoas físicas, que compõem o terceiro grupo, devem enviar informações ao sistema. Já o último grupo, formado pelos órgãos públicos e organizações internacionais, prestará suas informações ao e-Social a partir de janeiro de 2020.

No caso das micro e a pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, inclusive o Microempreendedor Individual (MEI), a Receita informa que não devem enviar eventos via sistema eSocial antes dos novos prazos estabelecidos para esse grupo. As informações que já foram enviadas permanecerão no ambiente do eSocial e poderão ser retificadas ou complementadas quando o sistema reabrir para essas empresas, em janeiro de 2019.

Entenda o eSocial

Por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), os empregadores comunicam ao governo federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores. Cada grupo tem quatro fases para a transmissão eletrônica de dados.

Na primeira, devem ser comunicados os eventos de tabela, que são os cadastros do empregador mais o envio de tabelas. A segunda etapa abrange os eventos não periódicos – dados dos trabalhadores e seus vínculos com a empresa. A terceira fase compreende os eventos periódicos, que são as informações sobre a folha de pagamento. E, por fim, na última fase são exigidas informações relativas à segurança e saúde.

Segundo a Receita, o objetivo é simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. O envio de dados ao eSocial substitui o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

A obrigatoriedade de utilização desse sistema para os empregadores é regulamentada por Resoluções do Comitê Diretivo do eSocial, conforme o Decreto 8.373/2014.

TAG: eSocial, vínculos empregatícios, sistema, informações, dados
+ GeralVer todas
Trovadores de várias regiões estarão no Cachoeira em Versos
Trovadores de várias regiões estarão no Cachoeira em Versos
por Cacau Moraes
A 19ª edição do Cachoeira em Versos, organizado pelo Gaudério Pispirica, será realizado no próximo sábado, a partir das 8h30min, no Círculo Operário Cachoeirense (COC). A...
Domingo tem Romaria. São esperados 60 mil romeiros
Domingo tem Romaria. São esperados 60 mil romeiros
por Cacau Moraes
Católicos da região de abrangência da Diocese de Cachoeira do Sul se preparam para a 24ª Romaria Maria, Mãe do Redentor que acontecerá no próximo domingo (21). São esperados 60 mil romeiros e, por...
14 mil veículos são fiscalizados na Operação Viagem Segura
14 mil veículos são fiscalizados na Operação Viagem Segura
por Cacau Moraes
Da zero hora de quinta-feira (11) até a meia-noite de domingo (14), 14.259 veículos foram fiscalizados na Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida. Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e...
Horário de verão antecipado causa confusão
Horário de verão antecipado causa confusão
por Cacau Moraes
Muita gente acordou uma hora mais cedo nesta segunda-feira (15) por conta da operadora TIM. Deu confusão e muita reclamação em função do sistema da operadora, que adiantou o relógio dos telefones celulares...
Sine Cachoeira tem nove vagas de emprego para esta semana
Sine Cachoeira tem nove vagas de emprego para esta semana
por Milos Silveira
A agência FGTAS Sine está com nove vagas de emprego para esta semana em Cachoeira do Sul. Para se candidatar a qualquer uma das vagas, o trabalhador deve se dirigir à agência com a carteira de trabalho para...
Assine, é Grátis
OCorreio Digital
Canal no Youtube do Jornal O Correio Jornal O Correio no Twitter Jornal O Correio no Youtube
  • O Correio Digital
  • Rua 15 de Novembro, 884 - CEP: 96508-751 | Cachoeira do Sul - RS
  • (51) 3724-0300