Carregando...

Secretários de Bagé são afastados por supostas fraudes na coleta de lixo

Terça-feira, 09 de Outubro de 2018 às 10:44 por (redacao@grupofandango.com.br)
Procuradores fizeram diligências durante boa parte da manhã em Bagé / Fotos: MP/RS

Uma operação da Procuradoria de Prefeitos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Fronteira Oeste do Ministério Público do RS afastou na manhã desta terça-feira (9) os secretários municipais de Finanças e de Meio Ambiente de Bagé. Ambos são investigados por fraudes em licitações e superfaturamento em contratos da coleta de lixo na cidade. O afastamento dos políticos tem prazo de 180 dias, enquanto as apurações são realizadas, e nesse período eles não poderão sequer frequentar a Prefeitura.

O trabalho dos procuradores resultou ainda na suspensão das atividades de três empresas e dos contratos que elas mantêm com a Prefeitura. Um dos vínculos é referente à coleta de resíduos sólidos e, para não prejudicar o serviço na cidade, foi dado o prazo de 30 dias para o encerramento das atividades. Nesse período, uma nova empresa será contratada para realizar fazer o trabalho.

São cumpridos, ainda, mandados de busca e apreensão em dez residências, nas sedes das duas empresas investigadas e em quatro repartições municipais.

Os promotores de Justiça Antônio Képes, da Procuradoria de Prefeitos, e Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, coordenador do Gaeco Fronteira Oeste, estarão à disposição da imprensa para esclarecimentos entre 10h30 e 11h30 na sede do MP em Bagé.

Também participam da operação a coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Ana Rita Schinestsck, e os promotores-assessores Alexandre Salim, Rodrigo Zilio e Heitor Stolf Júnior, além dos coordenadores do Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, José Francisco Seabra Mendes Junior, e do Núcleo de Investigações do MP, Diego Rosito de Vilas.

Os trabalhos têm apoio do Tribunal de Contas do Estado, da Brigada Militar e da Polícia Civil.

INVESTIGAÇÕES

As investigações iniciaram a partir do projeto O MP Está de Olho, do Centro de Apoio de Proteção do Patrimônio Público, a respeito das contratações de recolhimento de lixo. Foram identificados indícios de irregularidades nas contratações da Prefeitura de Bagé realizadas a partir de 2017 por meio de dispensas de licitação, fracionamentos e pagamentos em duplicidade, sem prévio empenho ou mesmo sem contrato, para beneficiar as empresas de três suspeitos.

Um dos contratos irregulares teria sido feito para a prestação de serviço de coleta de resíduos sólidos, a partir de seleção com dispensa ilegal de licitação e direcionamento, para uma empresa que não possuía experiência no ramo.

O Laboratório de Lavagem de Dinheiro do MP detectou irregularidades na contratação para a coleta de lixo na cidade. Há suspeita de superfaturamento tanto para este serviço quanto para a copeiragem, higienização e desinfecção de postos de saúde, cujas atividades eram realizadas por outra empresa suspeita.

A Prefeitura de Bagé deve se manifestar ainda nesta terça-feira sobre os desdobramentos da operação.

TAG: lixo, coleta, fraudes, licitações, bagé
+ GeralVer todas
Trovadores de várias regiões estarão no Cachoeira em Versos
Trovadores de várias regiões estarão no Cachoeira em Versos
por Cacau Moraes
A 19ª edição do Cachoeira em Versos, organizado pelo Gaudério Pispirica, será realizado no próximo sábado, a partir das 8h30min, no Círculo Operário Cachoeirense (COC). A...
Domingo tem Romaria. São esperados 60 mil romeiros
Domingo tem Romaria. São esperados 60 mil romeiros
por Cacau Moraes
Católicos da região de abrangência da Diocese de Cachoeira do Sul se preparam para a 24ª Romaria Maria, Mãe do Redentor que acontecerá no próximo domingo (21). São esperados 60 mil romeiros e, por...
14 mil veículos são fiscalizados na Operação Viagem Segura
14 mil veículos são fiscalizados na Operação Viagem Segura
por Cacau Moraes
Da zero hora de quinta-feira (11) até a meia-noite de domingo (14), 14.259 veículos foram fiscalizados na Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida. Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e...
Horário de verão antecipado causa confusão
Horário de verão antecipado causa confusão
por Cacau Moraes
Muita gente acordou uma hora mais cedo nesta segunda-feira (15) por conta da operadora TIM. Deu confusão e muita reclamação em função do sistema da operadora, que adiantou o relógio dos telefones celulares...
Sine Cachoeira tem nove vagas de emprego para esta semana
Sine Cachoeira tem nove vagas de emprego para esta semana
por Milos Silveira
A agência FGTAS Sine está com nove vagas de emprego para esta semana em Cachoeira do Sul. Para se candidatar a qualquer uma das vagas, o trabalhador deve se dirigir à agência com a carteira de trabalho para...
Assine, é Grátis
OCorreio Digital
Canal no Youtube do Jornal O Correio Jornal O Correio no Twitter Jornal O Correio no Youtube
  • O Correio Digital
  • Rua 15 de Novembro, 884 - CEP: 96508-751 | Cachoeira do Sul - RS
  • (51) 3724-0300