Carregando...

PIS: trabalhador nascido em setembro já pode sacar o abono

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 às 15:18 por (cacau@grupofandango.com.br)

Trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro e funcionários públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 2 já podem sacar o abono salarial referente a 2017.

O recurso do Programa de Integração Social (PIS) e do Pasep está disponível a partir desta quinta-feira (13) até o dia 28 de junho de 2019.

O pagamento do abono do PIS/Pasep ano-base 2017 começou no dia 26 de julho e a liberação do dinheiro para os trabalhadores é feito de acordo com o mês de nascimento ou o número final da inscrição, a depender do programa.

Conforme o calendário de pagamento, inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e nascidos de julho a dezembro, recebem o benefício ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque no ano que vem. No caso do Pasep, servidores com inscrição final 0 a 4 recebem os recursos este ano; de 5 a 9 apenas ano que vem.

A partir da liberação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.

IMPORTANTE

Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Para saber se tem algo a receber, a consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou no telefone 0800-726-0207.

Para os funcionários públicos vinculados ao Pasep, a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729-0001.

O valor que cada trabalhador tem para sacar é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2017. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.

Além do tempo de serviço, para ter direito ao abono, o trabalhador já deveria estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), abastecido por depósito feitos pelos empregadores.

TAG: Pagamento, PIS, Pasep, liberação, trabalhadores
+ GeralVer todas
Repórter da 99.1 Mais vence prêmio nacional de Jornalismo
Repórter da 99.1 Mais vence prêmio nacional de Jornalismo
por Da Redação
Um dos mais importantes prêmios de Jornalismo no cenário nacional divulgou na tarde desta terça-feira (13) seus vencedores. Com foco no melhor conteúdo sobre a Saúde no Brasil, o Prêmio Synapsis FBH de...
Justiça Estadual funciona normalmente na sexta-feira
Justiça Estadual funciona normalmente na sexta-feira
por Da Redação
Nesta quinta-feira (15), Feriado da Proclamação da República, o Judiciário Estadual terá plantão para atendimento de medidas de urgência. Na sexta-feira, o funcionamento em Porto Alegre e também...
Prefeitura e IPE ainda não se decidem sobre alíquota
Prefeitura e IPE ainda não se decidem sobre alíquota
por Milos Silveira
O prefeito Sergio Ghignatti se reuniu na manhã desta terça-feira (13) com o presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPE/Saúde), João Gabbardo dos Reis, e sua equipe para tratar da proposta de...
Funcionamento das escolas estaduais após o feriado
Funcionamento das escolas estaduais após o feriado
por Cacau Moraes
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que não haverá expediente na sexta-feira (16), atendendo ao decreto do Governo do Estado que estabelece ponto facultativo para os órgãos e entidades da...
Parcelamento de dívida de ICMS terá descontos e redução de juros
Parcelamento de dívida de ICMS terá descontos e redução de juros
por Da Redação
A Secretaria da Fazenda pretende lançar, ainda neste mês, um novo programa de quitação ou parcelamento de dívidas de ICMS, com redução dos juros e descontos em multas. Já aprovada pelo Confaz...
Assine, é Grátis
OCorreio Digital
Canal no Youtube do Jornal O Correio Jornal O Correio no Twitter Jornal O Correio no Youtube
  • O Correio Digital
  • Rua 15 de Novembro, 884 - CEP: 96508-751 | Cachoeira do Sul - RS
  • (51) 3724-0300