No Mais Notícias - Fan Mais 99.1 - desta sexta-feira (12), os ouvintes conferiram a gravação feita por um dos integrantes fixos da mesa de debates, Aroni Fagundes, durante a ligação feita por um golpista. O estelionatário dizia que Fagundes havia sido contemplado por ser um bom pagador dos serviços da oepradora de telefonia Vivo. O valor do prêmio: R$ 10 mil. Para tanto, deveria seguir com o celular ligado até uma agência bancária e informar dados atualizados da movimentação. A suspeita é de que o golpista busca informações para induzir a vítima a fazer uma transferência de valores. A desculpa: o montante seria para a liberação do prêmio.
Golpistas também rastreiam contas que possam ser utilizadas por detentos que atuam no esquema.
Fagundes conseguiu gravar a conversa:
Na sequência, o integrante do Mais Notícias entra em contato com a Vivo. O atendente confirma: é golpe. Além disso, o sistema acusa que o número utilizado pelo estelionatário é utilizado em diversas ligações para várias partes do país, incluindo Cachoeira do Sul:
A orientação é nunca repassar dados particulares de contas e procurar mais informações diretamente nas empresas supostamente envolvidas nas promoções, além de informar a Polícia sobre a situação. Quanto mais detalhes as investigações tiverem, maiores as chances dos responsáveis serem identificados.
Apurações em torno dos golpes aplicados via telefone indicam que os interlocutores são detentos. A ligação no caso teve origem no estado de São Paulo, com código de área 011.
Mais Notícias: de segunda-feira a sexta-feira das 7 horas às 9 horas na Fan Mais 99.1 - emissora integrante da Rede Fan de Comunicação