Carregando...

Atualizado - Cachoeirenses dizem adeus a Dom Remídio

Sábado, 06 de Janeiro de 2018 às 20:34 por (redacao@grupofandango.com.br)
Católicos prestam homenagem ao bispo Dom Remídio. Fotos: Cacau Moraes

 

Atualizado 19h - Com a Catedral Nossa Senhora da Conceição lotada, os católicos da Diocese de Cachoeira do Sul se despediram do bispo Dom Remídio José Bohn, 68 anos, que faleceu neste sábado (6). Emoção, reconhecimento e gratidão foram expressões utilizadas nas manifestações de padres na homenagem a Dom Remídio, que foi sepultado após a missa em uma cripta construída na Catedral.

A irmão, Jacinta Bach, da cidade de Feliz, onde Dom Remídio foi velado, veio a Cachoeira do Sul com sete irmãos e sobrinhos. Ela disse que o irmão era uma referência para a família. De parte da Igreja Católica, compareceram os arcebispos de Porto Alegre, Dom Frei Jaime Spengler e de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert.

Dom Irineu Wilges, bispo emérito de Cachoeira do Sul, a quem Dom Remídio foi sucessor, afirmou que “um companheiro, um amigo, um exemplo seguiu outro caminho, mas deixou um legado de amizade, de incentivo e de amor às ações sociais”.    

Também marcaram presença os bispos do município de Borba, no Amazonas, Elói Roger; de Sinope, no Mato Grosso, Canísio Klaus; de Porto Alegre, Leomar Brustolin; de Cruz Alta, Adelar Baruffi; de Passo Fundo, Rodolfo Luís Weber; de Bagé, Gílio Felício; de Santo Ângelo, Liro Vandelino Meurer; de Uruguaiana, José Mário Angonesi e de Santa Cruz do Sul, Aloísio Roberto Dilli.

A missa, que iniciou às 18h30min, na Catedral, foi celebrada pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert. Desde, às 17h, quando o corpo de Dom Remídio Bohn chegou à Catedral, iniciou um rito de homenagens com terço e com manifestações dos padres. Todos lembraram a dedicação do bispo e até contaram fatos como o de que ele gostava de jogar tênis e sempre tinha uma palavra de incentivo a todos.       

 

ATUALIZADO 21h35 - A Catedral Nossa Senhora da Conceição recebe neste domingo (7) a população de Cachoeira do Sul e Região para o adeus ao bispo Dom Remídio Bohn. Uma espécie de cripta está pronta para seu sepultamento. Será o primeiro na antiga Igreja Matriz.

A comunidade lota as dependências da catedral no acompanhamento dos atos fúnebres. O sepultamento está agendado para 19h30.

Dom Remídio faleceu no Lar Sacerdotal em Gravataí após enfrentar problemas de saúde.


O corpo do bispo Dom Remídio Bohn será velado inicialmente para Feliz (Vale do Caí), sua cidade natal. Depois, será trazido para Cachoeira do Sul. A expectativa é que a chegada seja por volta das 15 horas deste domingo (7). O velório será na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Pela primeira vez, um túmulo especial - uma cripta - será feito para o sepultamento de um bispo na própria catedral. 

Ainda pela manhã, terá missa de corpo presente em Porto Alegre.

O sepultamento na antiga Igreja Matriz será por volta das 19h30.

Segundo nota da Arquidiocese de Porto Alegre, o óbito ocorreu no Lar Sacerdotal (Gravataí).


O bispo Dom Remídio Bohn, da Diocese de Cachoeira do Sul, faleceu neste sábado (6) após enfrentar um tumor no pâncreas e passar por tratamento onde ficou internado no Hospital São Francisco, do Complexo Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. O óbito ocorreu no fim da tarde. Mais detalhes não foram divulgados, mas a reportagem do O Correio apura e atualizará em instantes. A instituição hospitalar é especializada em cardiologia e cirurgias cardíacas. “Quero agradecer a Deus por essas preocupações e contar sempre com as orações de vocês”, declarou o bispo em uma mensagem gravada ainda em julho de 2017.

Bohn ficou sob acompanhamento direto da equipe do diretor médico Fernando Lucchese. 

Dom Remídio Bohn chegou a passar por sessões de quimioterapia. Durante o período de afastamento, o bispo emérito Dom Irineu Wilges - que em 2012 se afastou as atividades da Igreja Católica, quando o atual bispo foi ordenado pelo então papa Bento XVI - assumiu a Diocese de Cachoeira do Sul.

Os atos fúnebres serão realizados neste domingo (7) na Catedral Nossa Senhora da Conceição, antiga Igreja Matriz.

Trajetória

Nasceu no município de Feliz no dia 21 de maio de 1950 e fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz; o curso ginasial e colegial no Seminário São José, em Gravataí. Cursou filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão e os estudos de teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em Feliz, no dia 29 de novembro de 1975.

De 1976 a 1977, foi assistente dos seminaristas no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio; de 1978 a 1980, foi professor no Seminário Menor São José, em Gravataí; em 1980 e 1981 foi Pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas; de 1982 a 1986, assistente dos seminaristas e depois reitor no Seminário Menor São João Maria Vianney, em Bom Princípio; de 1986 a 1992, diretor espiritual e assistente dos seminaristas no Seminário Maior de Viamão; de 1987 a 1988; pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas; de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre. Foi coordenador de pastoral do Vicariato de Porto Alegre, de 2002 a 2004; atuou também como Penitenciário da Arquidiocese, assistente espiritual dos Diáconos Permanentes, diretor da Sociedade Fraterno Auxílio e representante dos presbíteros. Em 1988, participou em Medellín, na Colômbia, do curso de especialização em Teologia Pastoral no ITEPAL, organizado pelo CELAM

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Porto Alegre, aos 18 de janeiro de 2006, pelo Papa Bento XVI, com o título de “UCHI MAIUS” (Cidade de origem numida, 120 km da Tunísia). Foi ordenado bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, aos 17 de março de 2006. Desde 18 de janeiro de 2006, atuou como vigário episcopal do Vicariato de Porto Alegre, até 2010.
No dia 20 de abril de 2011 foi empossado por Dom Dadeus Grings como vigário episcopal do Vicariato de Guaíba, na sede do vicariato, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento. Uma das missões de Dom Remídio foi preparar aquela porção da Arquidiocese de Porto Alegre para no futuro ser uma nova diocese.

Durante a 49ª Assembleia dos Bispos do Brasil em Aparecida do Norte, no dia 10 de maio de 2011, foi eleito secretário do Regional Sul-3 da CNBB.

No dia 28 de dezembro de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Cachoeira do Sul.

No dia 26 de fevereiro de 2012 toma posse, na Catedral Diocesana, em Cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert.

TAG: Dom Remídio Bohn, Diocese de Cachoeira do Sul
+ GeralVer todas
Trovadores de várias regiões estarão no Cachoeira em Versos
Trovadores de várias regiões estarão no Cachoeira em Versos
por Cacau Moraes
A 19ª edição do Cachoeira em Versos, organizado pelo Gaudério Pispirica, será realizado no próximo sábado, a partir das 8h30min, no Círculo Operário Cachoeirense (COC). A...
Domingo tem Romaria. São esperados 60 mil romeiros
Domingo tem Romaria. São esperados 60 mil romeiros
por Cacau Moraes
Católicos da região de abrangência da Diocese de Cachoeira do Sul se preparam para a 24ª Romaria Maria, Mãe do Redentor que acontecerá no próximo domingo (21). São esperados 60 mil romeiros e, por...
14 mil veículos são fiscalizados na Operação Viagem Segura
14 mil veículos são fiscalizados na Operação Viagem Segura
por Cacau Moraes
Da zero hora de quinta-feira (11) até a meia-noite de domingo (14), 14.259 veículos foram fiscalizados na Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida. Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e...
Horário de verão antecipado causa confusão
Horário de verão antecipado causa confusão
por Cacau Moraes
Muita gente acordou uma hora mais cedo nesta segunda-feira (15) por conta da operadora TIM. Deu confusão e muita reclamação em função do sistema da operadora, que adiantou o relógio dos telefones celulares...
Sine Cachoeira tem nove vagas de emprego para esta semana
Sine Cachoeira tem nove vagas de emprego para esta semana
por Milos Silveira
A agência FGTAS Sine está com nove vagas de emprego para esta semana em Cachoeira do Sul. Para se candidatar a qualquer uma das vagas, o trabalhador deve se dirigir à agência com a carteira de trabalho para...
Assine, é Grátis
OCorreio Digital
Canal no Youtube do Jornal O Correio Jornal O Correio no Twitter Jornal O Correio no Youtube
  • O Correio Digital
  • Rua 15 de Novembro, 884 - CEP: 96508-751 | Cachoeira do Sul - RS
  • (51) 3724-0300