Carregando...
Torne-se um assinante gratuitamente e desfrute das vantagens de ser um leitor VIP.
Assinar Agora

Contratos do Fies podem ser renovados a partir de segunda

Quarta-feira, 04 de Janeiro de 2017 às 12:05 por (redacao@grupofandango.com.br)

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir o Sistema Informatizado do Financiamento Estudantil (SisFies) a partir de segunda-feira (9). A nova etapa refere-se aos contratos do 1° semestre de 2017.

Todo semestre, os estudantes precisam fazer a renovação dos contratos. Dessa vez, já no início de janeiro, instituições de ensino superior poderão iniciar processos, que, posteriormente, serão validados pelos estudantes.

“A medida pretende evitar velhos transtornos que alunos enfrentam todo semestre para concluir o processo de aditamento”, explica o ministro Mendonça Filho.

Leia: Juiz determina abertura de presídio feminino em 72 horas

O aditamento do segundo semestre de 2016 foi liberado após a aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que concedia crédito suplementar ao MEC.

Com isso, a pasta quitou dívidas relativas aos pagamentos com serviços de administração de contratos prestados por bancos. Dessa forma, os repasses às instituições privadas de ensino superior foram normalizados.

O prazo vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro, segundo processo de seleção conduzido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

Leia: Consulta de contas inativas do FGTS pode ser feita por celular

De acordo com o ministério, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões. O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano.

O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Leia: Ghignatti e secretários se reúnem pela primeira vez após posse


Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil

TAG: Fies
+ Última Hora Ver todas
Lauderi Chaves é o novo coordenador do Trânsito
Lauderi Chaves é o novo coordenador do Trânsito
por José Renato Ribeiro
O 1º tenente da reserva da Brigada Militar, Lauderi Cassanta Chaves, 50 anos, é o novo coordenador de trânsito de Cachoeira do Sul. Natural de Planalto mas residindo no município há 10 anos, ele já conhece bem...
Bombeiros combatem chamas perto do HCB
por José Renato Ribeiro
Os bombeiros de Cachoeira do Sul combateram a um princípio de incêndio hoje (17) à tarde. O fogo atingiu uma casa na Rua Tiradentes, nas proximidades do Hospital de Caridade e Beneficência. O motivo seria o rompimento da válvula de um botijão de gás....
Buraco na BR-153 provoca acidente em Cachoeira do Sul
por José Renato Ribeiro
A BR-153 foi palco de um capotamento de veículo ontem (16) à noite, após a motorista de um Fox perder o controle do veículo devido a um buraco na pista nas proxmidades de um posto de combustíveis. O carro derrapou no cascalho e desceu um barranco até...
Apenado foge do Presídio de Cachoeira pulando portão
Apenado foge do Presídio de Cachoeira pulando portão
por José Renato Ribeiro
O detento Marco Antônio Corrêa Machado fugiu após pular um portão com 3 metros de altura do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul. O caso ocorreu hoje (17) à tarde. Recentemente, Machado passou do regime...
Acidente resulta em motociclista ferido em Candelária
por José Renato Ribeiro
- Candelária - Um motociclista ficou ferido em acidente hoje (17) de manhã na RSC-287, em Candelária. A moto foi atingida por um carro. O Samu socorreu a vítima ao Pronto Atendimento do Hospital Candelária. O Grupo Rodovário da Brigada Militar realiza o...
Jornal O Correio
Canal no Youtube do Jornal O Correio Jornal O Correio no Twitter Jornal O Correio no Youtube