Carregando...

Pioneirismo em organização II

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018 às 07:00 por (programaalmapampa@gmail.com)

Na semana passada reportei-me ao PIONEIRISMO EM ORGANIZAÇÃO I, referente à Cavalgada da Integração, e nesta coluna abordarei PIONEIRISMO EM ORGANIZAÇÃO II, na qual a ATC (Associação Tradicionalista e Cultura de Cachoeira do Sul) vem à pauta, por ser também a Pioneira das Associações Tradicionalistas no Estado do RS.

-ATC (24 anos).

Cachoeira do Sul viveu até o ano de 1993, as Coordenadorias Farroupilhas que eram coordenadas por tradicionalistas envolvidos com o Movimento Tradicionalista de nosso Município e Região, onde os trabalhos eram semelhantes aos das Diretorias da ATC de hoje.  Porém, tudo era muito difícil quando da captação de recursos para custear as Semanas Farroupilhas.   Então sob a Coordenação Regional e Municipal do Sr. Vorni Prestes secretariado por este colunista, juntamente com o Jornalista Cleiton Evandro Santos, do Radialista Miguel Dias Elesbão (Rádio Cachoeira 1090, hoje MIX 94.7 FM), aprofundaram estudos para a Criação de uma Associação com Personalidade Jurídica para Coordenar, Organizar, Captar Fundos e Realizar as Semanas Farroupilhas em Cachoeira do Sul.  Após inúmeras reuniões, discussões, busca de informações reuniram-se este Grupo de Quatro, com as Patronagens das Entidades Tradicionalistas de Cachoeira do Sul, Cavalgada da Integração e Coordenador dos Piquetes (Nesta época, os Piquetes participavam ativamente da Semana Farroupilha, eram em grande numero e escolhia entre si, um representante que os representava em reuniões, tinham por suavez UMA RONDA E UM FANDANGO COOPERATIVADO, denominado RONDA DOS PIQUETES), onde foi totalmente aprovado a Criação e Fundação da ATCAssociação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira do Sul. E em 18 de Maio de 1994, às 21.00 h, sob o teto do CTG Tropeiros da Lealdade, em Assembleia Geral fundou-se a ATC.

Assembleia Geral, presidida pelo Dr. Delcio Pauli Balardin que na época era Conselheiro do MTG.

O Primeiro Conselho Fiscal Consultivo foi assim formado:

-Vicente Quintana de Lacerda, Evaldo Castro, Edoi José Belmiro (Titulares)

-Ubiratan Freitas da Silva, Jorge Nei Barbosa Alves, Leopoldino Nunes de Souza (Suplentes)

A primeira Presidência foi assim constituída:

-Presidente: Vorni Prestes – Vice Presidente: Décio Correa – 1º Secretário: Marcos Silva (este colunista) – 2º Secretário: Áureo Silveira – 1º Tesoureiro: Santo Porto – 2º Tesoureiro: João Manoel Moura – Consultor Jurídico: Dr. José de Freitas Pontes.

Fundadores: Vorni Prestes, Marcos Silva, João Gomes Teixeira, SelmarBulsing, Vicente Quintana de Lacerda, Edoi José Belmiro, Leopoldino Nunes de Souza, SemarinoDeicke de Oliveira, Jorge Nei Barbosa Alves, Oscar Ortiz, Evaldo Castro, Ubiratan Freitas da Silva, Sergio Miranda, Dr. Délcio Pauli Balardin, Áureo Silveira, Santo Porto, Décio Correa, João Manoel Moura, Dr.José de Freitas Pontes, Miguel Dias Elesbão, Cleiton Evandro Santos, Prendas Farroupilhas: Camila Schumacher, Andressa Santos, Pâmela Pereira, Ana Carmelita Martins.

DAS FINALIDADES da ATC

Conforme o Art. 3º - Capito II do Estatuto Geral a ATC tem por finalidade:

- I)–Coordenar e organizar eventos nos quais as Entidades Tradicionalistas de Cachoeira do Sul, filiadas ao MTG, tenham participação no todo ou em parte.

-II) – Coordenar a Semana Farroupilha, observando o que dispõe a Lei Estadual 8.715 de 11/10/88, regulamentada pelo Decreto nº 33.224 de 22/06/89.

-III) – Promover Reuniões de Integração entre as Entidades Tradicionalistas de Cachoeira do Sul.

-IV) – Reivindicar e defender os interesses das Entidades associadas.

-V) – Auxiliar os Órgãos e Entidades Municipais e Estaduais, nas promoções ou eventos, quando solicitada.

-VI) – Angariar mediante promoções ou buscando forma de de doações ou repasses, os recursos necessários a manutenção e funcionamento da ATC.

No decorrer dos anos, o Estatuto Geral foi alterado em alguns itens, entre os quais o “Conselho Consultivo”, passou a ser formado por Ex-Presidentes.

Sendo os atuais: Vorni Prestes, Marcos Silva, Evaldo Castro, Luiz Carlos Eidewein, Santo Augusto Pereira, AlcidoKurtz, Jorge Luiz Barbosa Alves, Luís Carlos Cantes de Oliveira, Fabio Garin, cujos quais deverão ser convocados para qualquer assunto extraordinário ou de urgência que venha envolver a ATC ou sua Presidência.

No ano de 1999, através de Projeto de Lei, com a autoria do então Vereador Dr. Delcio Pauli Balardin no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores aprovado por unanimidade e sancionada pelo então Prefeito Municipal TaufikBadui Germanos Neto, a Lei Municipal de nº 3163 em 17/12/1999. 

A ATC passou Oficialmente a Entidade de Caráter Cívico, Social e Cultural de Cachoeira do Sul,com o seguinte teor:

LEI MUNICIPAL Nº 3163

Oficializa a Associação Tradicionalista e Cultural, como Entidade de Caráter Cívico, Social e Cultural de Cachoeira do Sul e dá outras providências.

TAUFIK BADUÍ GERMANOS NETO, Prefeito Municipal de Cachoeira do Sul.

FAZ SABER, em cumprimento ao disposto no artigo 51, inciso IV da Lei Orgânica do Município, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei.

Art. 1º. Fica a Associação Tradicionalista e Cultural – ATC – oficializada com entidade de caráter cívico, social e cultural de Cachoeira do Sul, responsável pelos eventos oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho no Município.

Art. 2º. AAssociação Tradicionalista e Cultural – ATC -, não terá fins lucrativos, reger-se-á por estatuto próprio e representará as entidades tradicionalistas do Município, devidamente registradas junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

Art. 3º.Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do prefeito de Cachoeira do Sul, 17 de dezembro de 1999.

TAUFIK BADUI GERMANOS NETO

Prefeito Municipal

O presidente atual da ATC é o Sr: Leandro Machado Pereira, que tem a incumbência juntamente com sua diretoria de realizar de 13 a 20 de Setembro a 55ª Edição da Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul, criada em 1962, por Léo Oliveira, José Schneider Silva e Cléo Guilherme Stefens.

Logotipo da Semana Farroupilha escolhido por concurso público (Artista plástica Cristiane Strasburger)

 

Como veem nossa Cachoeira do Sul, é Pioneira em Organização em Entidades Prestadoras de Serviços Pró-Movimento Tradicionalista da Região e do Estado.  

As referencias nestas duas colunas, tem a finalidade de esclarecer a população e a alguns tradicionalistas que apesar de participarem ativamente do Movimento Tradicionalista já montaram no “cavalo encilhado” e desconhecem a origem das Entidades que direta ou indiretamente participam. Relembrando que:

“TRADIÇÃO É TUDO AQUILO QUE NOS É LEGADO PELOS ANTEPASSADOS”

AGENDA:

.11 de agosto – Aniversário 62 anos CTG Tropeiros da Lealdade ( Ronda Crioula todo Dia, Atos cívicos – Missa Crioula – Cavalgada e Jantar Baile de Aniversário na sede )

-25 de agosto- Concurso de Prendas e Peões da ATC(CTG Lanceiros do Sul)

-31 de agosto - Lançamento da 55ª Semana Farroupilha (Jantar Baile CTG Estância do Chimarrão) com divulgação do resultado do concurso de Prendas e Peões Farroupilhas

-13 de setembro-Abertura da 55ª Semana Farroupilha- CTG Lanceiros do Sul

-14 de setembro- CN Estância da Tradição

-15 de setembro- CTG Tropeiros da Lealdade (*)

-16 de setembro - CTG Os Gaudérios (Reculutas – Artística e Cultural) (*)

17 de setembro- PL Delfino Carvalho

18 de setembro-CTG José Bonifácio Gomes e somente ronda doDTG Getúlio Vargas

19 de setembro- CTG Estância do Chimarrão

20 de setembro – Desfile Farroupilha

* 15 e 16 de setembro- Rodeio Campeiro da ATC

* (Colaborou com a Informação Presidente da ATC Leandro Machado Pereira)

-30º FEGAES (Festival Gaúcho Estadual Estudantil) ocorrerá de 23,24 e 25 de Novembro 2018.

 

EU APÓIO A MÚSICA GAÚCHA

Luiz Marenco canta Meu Pago, de autoria de Moacyr da Cunha Roesing, o Índio Velho – Hino de Cachoeira do Sul

 

Sintonize de segundas a sábados na MIX 94.7 FM – ALMA PAMPA

Segundas das 17h às 19h e de terça a sábado, das 18h às 20h

Por: Marcos Silva – programaalmapampa@gmail.com

TAG: marcos silva, alma pampa, tradição
+ ColunasVer todas
Velho é o teu preconceito!
Velho é o teu preconceito!
por Rejane Savegnago
Fico olhando as minhas amigas que já são avós e me surpreendo lembrando das minhas próprias “ abuelas”. Maravilhosas. Presentes. Carinhosas e consoladoras. Cada uma no seu estilo; a italiana a me esperar nas...
Bilheterias Estados Unidos: Megatubarão mata a concorrência a dentadas e estreia em primeiro lugar
Bilheterias Estados Unidos: Megatubarão mata a concorrência a dentadas e estreia em primeiro lugar
por Rafael Bordignon
É difícil, mesmo para o agente Ethan Hunt (Tom Cruise), conter a força de uma criatura pré-histórica: em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, Megatubarão provou para a concorrência que os...
Cerimônias cívicas
Cerimônias cívicas
por Alma Pampa
O povo gaúcho é talvez o brasileiro mais brasileiro que existe. Tanto que em praticamente todas as promoções ou programações que envolvem tradicionalismo, costuma-se  realizar cerimônias...
EFEITO SANFONA
EFEITO SANFONA
por Denise Caspani
Certamente você já ouviu esta expressão. Mas o que realmente acontece? Como já falamos anteriormente, o excesso de peso tem etiologia múltipla, e uma das causas é a herança genética. Algumas...
"Mas é claro que o Sol, vai voltar amanhã..."
"Mas é claro que o Sol, vai voltar amanhã..."
por Juliana da Silva
O domingo dedicado aos pais foi ensolarado. Mereceu a passagem junto aos que amamos. Perto ou longe, de maneira física ou nas lembranças, estar com eles é o que importa. Embora, a figura paterna seja representada de...
Assine, é Grátis
OCorreio Digital
Canal no Youtube do Jornal O Correio Jornal O Correio no Twitter Jornal O Correio no Youtube
  • O Correio Digital
  • Rua 15 de Novembro, 884 - CEP: 96508-751 | Cachoeira do Sul - RS
  • (51) 3724-0300